Existem duas trilogias e um filme entre os meus preferidos em todos os tempos: O Poderoso Chefão, O Cavaleiro das Trevas e O Senhor dos Anéis. Por conta desse apreço, e também pela magnitude dessas obras, seria impossível incluir seus momentos em alguma lista com outros filmes. Aqui vão os motivos de tanto gosto pela trilogia O Senhor dos Anéis.
1. Os prólogos dos três filmes: A criação e a guerra do Anel no primeiro, a luta entre Gandalf e o Balrog e a transformação de Smeagol em Gollum.
2. Discurso de Aragorn motivando as tropas no ataque final a Mordor. “Mantenham suas posições. Filhos de Gondor, de Rohan, meus irmãos. Eu vejo em vocês o mesmo medo que poderia tirar a minha coragem. Pode chegar um dia em que a coragem dos homens falhe, quando nós abandonaremos nossos amigos e quebraremos todos os laços de amizade, mas esse dia não é hoje. Uma hora de sofrimento e escudos quebrados, quando a era dos homens desabará, mas esse dia não é hoje. Hoje nós lutaremos! Por tudo que gostamos nessa terra boa, eu vos peço, fiquem firmes, homens do Oeste!”
3. O portão negro se abre. Última batalha contra as forças do Senhor do Escuro. A edição estendida dá um peso bem maior a frase épica: Por Frodo!
4. Aragorn e Frodo – Eu teria ido com você até o fim, até o fogo de Mordor.
5. Batalha nas Minas de Moria – Quem já jogou RPG medieval (tipo Dungeons & Dragons) tem idéia do que significou essa cena. Culminando com Gandalf enfrentando o Balrog. Você não pode passar! –E nesse momento Sean Connery bate a cabeça na parede mil vezes por ter recusado o papel para fazer A Liga Extraordinária.
6. Théoden se preparando para a batalha do Abismo de Helm. – “Onde estão o cavalo e o cavaleiro? Onde está a trombeta que soava? Eles passaram como chuva na montanha, como o vento na pradaria. Os dias se foram no Oeste, por trás das montanhas, para a sombra. Como eu deixei chegar a isso?"
7. Embate psicológico entre Smeagol e Gollum – Uma das cenas mais marcantes da trilogia. Ilustra toda a angústia do personagem mais profundo da série.
8. Perseguição dos Nazgul a Arwen culminando no rio transbordando na forma de cavalos brancos. – Bem diferente do livro, mas, mesmo assim, ficou excelente.
9. A pira de Denethor – “E assim cai Denethor, filho de Ecthelion”
10. A batalha dos Campos de Pellenor – Desde a chegada dos cavaleiros de Rohan, até a promessa dos guerreiros mortos sendo cumprida..
11. Tentativa de retomar Osgiliath – Faramir, capitão de Gondor, tentando “mostrar seu valor”, ao som de uma belíssima canção entoada por Pippin.
12. Redenção de Boromir – Depois de se livrar da tentação do Um Anel, Boromir luta contra dezenas de Orcs para proteger os hobbits;
13. Ataque dos Ents a Orthanc – A última marcha dos Ents.
14. Batalha do abismo de Helm – Desde o discurso de Aragorn no topo da muralha até a chegada de Éomer e Gandalf. Espetáculo! “A batalha pelo Abismo de helm. Acabou. A batalha pela Terra-Média acabou de começar”
15. O Conselho de Elrond, e a formação da Sociedade do Anel - Quando conhecemos todos os personagens, além da verdadeira origem de Aragorn.
16. Sam e Frodo em Osgiliath - "E a que nós nos agarramos Sam? – Que há algo de bom nesse mundo, Sr. Frodo. E que vale a pena lutar por ele".
17. A passagem pela Senda dos mortos – "O caminho está fechado. Ele foi feito por aqueles que estão mortos, e os mortos mantêm. O caminho está fechado."
18. Aniversário de 111 anos do Bilbo – “Eu conheço metade de vocês metade do que gostaria e gosto de metade de vocês metade do que vocês merecem”
19. A dissolução da Sociedade do Anel – “Eu vou para Mordor sozinho Sam. – Vai, e eu vou junto.”
20. O cerco e invasão de Minas Tirith – As formações das tropas dos Orcs de Mordor, as ondas de ataque, ações defensivas de Gondor, Gandalf comandando as tropas.
21. Gandalf conversando com Frodo sobre Gollum – “Pena? Foi pena que segurou a espada de Bilbo. Muitos que vivem merecem morrer, e muitos que morrem merecem viver. Você pode dar a vida a eles? (...) Tudo que nós podemos decidir é o que fazer com o tempo que nos é dado”.
22. A chegada no Palácio de Meduseld e o exorcismo do Rei Théoden - Desde o chamado por Scadufax, o senhor de todos os cavalos, até a impressionante sequência do exorcismo do Rei de Rohan.
23. Os Faróis de Amon Din - O pedido de socorro de Gondor para Rohan, viajando por toda a Terra-Média.
24. Luta no Topo do vento – Aragorn, ainda Passolargo, mostrando que não brinca em serviço.
25. Nazgul procurando os hobbit escondidos na raiz da arvore. – Cena que ilustra bem toda a tensão que vai haver na trilogia, pouco antes dos hobbits saírem do Condado.
26. Laracna – Desde a traição de Gollum, à sua aparição, até o combate com Sam, passando pelo uso da luz de Eärendil por Frodo.
27. Ataque dos wargs no caminho para o Abismo de Helm – Quando os homens acham que estão a caminho da segurança, são atacados. E Legolas monta em um cavalo da maneira mais fantástica da história do cinema!
28. Gandalf e Pippin discutindo sobre a morte – “Fim? Não, a jornada não acaba aqui. A morte é só mais um caminho… Um que todos temos que tomar. A cortinda de chuva cinzenta deste mundo se enrola, e transforma tudo em vidro prateado. E então você vê. Praias brancas, e um grande campo verdejante, com um leve nascer do Sol.”
29. A coroação do Rei de Gondor – “Meus amigos, vocês não se curvam para ninguém”
30. Luta de Frodo e Gollum e a queda de Smeagol no fogo de Mordor
Tudo....simplesmente perfeito.
ResponderExcluirPerfeito. Colocaria ainda:
ResponderExcluir- Frodo e Sam exaustos quase no topo da montanha da perdição: obrigada, Sam, por estar aqui comigo, no final de todas as coisas.
- Gandalf ensinando aos outros a seguirem seus narizes quando estavam perdidos em Moriá.
- Um lamento por Gandalf, em Lorien, foi de partir o coração.
Gandalf, meu personagem predileto. Sou apaixonada pela trilogia.