quarta-feira, 14 de novembro de 2012

O Poderoso Chefão


     Existem duas trilogias e um filme entre os meus preferidos em todos os tempo: O poderoso Chefão (apesar de não ser grande fã do terceiro filme, reconheço que ele tem passagens memoráveis), O cavaleiro das Trevas e O Senhor dos Anéis. Por conta desse apreço, e também pela magnitude dessas obras, seria impossível incluir seus momentos em alguma lista com outros filmes. Aqui vão os meus motivos de tanto gosto pela trilogia O Poderoso Chefão.

Tá cheio de spoilers! Mas, se você é um adulto, esclarecido e com instrução, e ainda não assistiu à trilogia dos Corleone, merece levar spoiler na cara mesmo!


1.       “I believe in America...” – Todo o discurso inicial de Bonasera, explicando porque foi à procura da ajuda do Don, sem revelar seu rosto, até que faz a proposta indecorosa e ofensiva.Depois de resolvido o mal entendido, ele dá seu preço: “Um dia, e talvez esse dia nunca chegue, eu vou lhe chamar para que você me preste um favor. Mas até lá, considere essa justiça um presente no dia do casamento da minha filha.”

2.        Toda a sequência do casamento de Connie – Uma bela homenagem à cultura ítalo-americana, apresentando todos os personagens, de Luca Brasi a Clemenza, passando por Johnny Fontaine e todas as interrelações familiares, traições e ostentações de poder.

3.       Aniversário de Don Vito – Enquanto todos vão comemorar com Vito, Michael, que acaba de avisar a família que se alistou no exército e vai para a Segunda Guerra, fica sozinho, fumando na cozinha.

4.       Tentativa de roubar o poder dos Corleone – Desde a morte de Luca Brasi (dormindo com os peixes) até o atentado contra Don Vito, já mostrando a fraqueza de Fredo.

5.       A “conversão” de Michael – Michael entra para a “família” ao assassinar um policial e o Sollozzo, para vingar o atentado contra o pai. A atuação de Al Pacino é definidora nessa cena, que nos leva ao momento quando o Don é avisado que foi Michael quem se livrou do Turco, e ele parece conseguir prever tudo que vai acontecer ao filho caçula.

6.       Conversa entre Vito e o Turco“Eu tenho uma fraqueza sentimental por meus filhos e os mimo demais, como você pode ver. Eles falam quando devem ouvir”.  Nessa cena fica exposta a maior fraqueza de Sonny.

7.       Sonny e Carlo – Sonny dá uma surra em Carlo, no meio da rua, depois de ver que o cunhado bateu em sua irmã.

8.       O beijo de Michael em Fredo – “Eu sei que foi você Fredo. Você partiu meu coração.Meu momento preferido na trilogia. Toda a sequência dos irmãos em Cuba é fantástica. Parece que o tempo todo Michael está implorando pra que o irmão negue o que fez, mas ao contrário, ele, ingenuamente, se denuncia.

9.       Sequencia na Sicília – Desde a paixão arrebatadora de Michael até a morte de Apolonia. Nos faz pensar: Como teria sido a vida dele com uma verdadeira esposa italiana?


10.   Tony cantando para Michael na Itália – E nesse momento, ele é levado a todos os grandes momentos de sua vida.

11.   O grito silencioso na escadaria - Há momentos na vida em que a dor é tanta, que não é possível sequer gritar.

12.   A surra em Connie até o Fuzilamento no pedágio – A fraqueza de Sonny é explorada por um traidor na família. “Consigliere, diga para seu Don o que todos já parecem saber “ até a emocionante cena “Veja o que eles fizeram com meu garoto “ Então, o Don cobra o seu favor a Bonasera.

13.   O julgamento de Michael – Mostrando a influencia de poderosos na justiça e a demagogia de alguns políticos.

14.   O cavalo – Uma das cenas mais marcantes da história do cinema, depois do Don prometer ao afilhado que o ajudaria.  “Eu vou fazer uma oferta que ele não vai poder recusar”

15.   A mais importante lição –“Eu aprendi com meu pai: Mantenha seus amigos perto. E seus inimigos mais perto”.


16.   “Eu continuo tentando sair, mas eles sempre me puxam de volta” – Michael mostrando que aquela não é a vida que ele queria, mas que teve que seguir. Grande momento, culminando no seu arrependimento pela morte de Fredo.

17.   Jantar de Vito, com Clemenza e Tessio – Momento definidor da vida de Vito Corleone “Lembrem-se, que eu lhes fiz um favor”.

18.   A porta fechando e todos beijando a mão do novo Don Corleone. - E uma porta da vida de Michael se fecha para Kay.

19.   O batismo – Michael ordena o fim de todas as outras famílias. E dos traidores da família.

20.  "Foi um aborto Michael" – Várias cenas, desde o tapa até o momento em que Michael fecha a porta na cara de Kay. Assim como no primeiro filme, uma porta é fechada para Kay num momento importante da vida de Michael.


21.   Você lembra o que os traidores faziam quando era descoberto um golpe contra o imperador em Roma? – E Frank Pentangelli faz exatamente o mesmo.

22.   A morte de Fredo – “Eu sou o seu irmão mais velho Mike!- Fredo, você não é anda para mim. Você não é um irmão, nem um amigo. Eu não quero saber de você nem oq eu você faz. Quando você for ver nossa mãe, me avise com um dia de antecedência, para que eu não esteja lá.”

23.   A morte de Don Vito – Momento espetacular, todo improvisado por Marlon Brando, do Don brincando com seu netinho.

24.   Hyman Roth – “Esse é o negócio que escolhemos. Eu não perguntei quem deu a ordem, porque não tinha nada a ver com os negócios.

25.   Confissão de Michael a um cardeal – Nesse momento, são expostos todos os motivos pelos quais Michael nunca foi, nem poderia ser, o Don que seu pai foi.

26.   Michael visita o pai no hospital – Curioso ver como, mesmo sendo de fora da “famiglia”, Michael sabe todos os maneirismos para parecer ameaçador como um deles. E aqui tem início da sua transformação no Don, depois da agressão do policial.

27.   Michael “negociando” com Moe Greene – “Pense no preço. Você tem dois dias”E depois que este deixa a sala, uma das frases chave do filme: “Fredo, você é meu irmão mais velho, e eu o amo. Mas nunca mais fique contra a sua família. Nunca.”

28.   Vito aconselhando Michael – “Eu sempre pensei em Sonny, não você. Voce seria senador, governador, talvez até presidente”. Nesse momento, Don Vito mostra como é magoado por não ter conseguido evitar que o filho caçula seguisse essa vida.

29.   A reunião das cinco famílias  - “Vocês estão falando em vingança. Vingança vai seu filho de volta pra você? Ou o meu garoto pra mim? Eu não quero vingança pelo meu filho. Mas eu tenho razões egoístas. Meu filho mais novo foi forçado a sair do país... Por causa desse assunto Sollozzo Agora, eu tenho que fazer manobras para trazê-lo de volta pra casa em segurança. Mas, eu sou um homem supersticioso. Se algum infeliz acidente, acontecer com ele. Ou resolver se enforcar numa cela de cadeia. Ou se ele tomar um tiro na cabeça de um policial.. Ou se for atingido por um raio, eu vou culpar algumas pessoas nessa sala! E isso eu não vou perdoar. Mas, tirando isso, eu prometo, pela alma dos meus netos, que não serei eu quem irá quebrar a paz que acertamos aqui hoje.”

30.   A morte de Don Michael – Sozinho, abandonado, velho, fraco e doente. Decadência completa, e um belo contraponto com a morte do pai..


*Menção honrosa para a cena depois do atentado contra Michael: "Na minha casa! No meu quarto, onde minha esposa dorme e meus filhos vêm para brincar!"

Um comentário:

  1. Nunca gostei dos filmes sobre a máfia por causa das cenas violentas...que tolinha que eu era. Nunca é tarde!!! Agora, uma adulta esclarecida, com 37 anos, me vejo completamente alucinada por este filme!!! Quanto tempo eu perdiiiiii!!!! Hahahahahahahaha

    ResponderExcluir