quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Lá vamos nós... De novo!

Tenho vivido um período de muitas e intensas mudanças na minha vida pessoal. Não vou gastar a paciência dos poucos que podem voltar a frequentar esse espaço com detalhes do que aconteceu, até por que, os que me visitam aqui sabem bem do que se trata.

Dentre as mudanças que me vi forçado a fazer, a maioria veio para melhor (pena que só agora consigo ver isso), especialmente uma viagem fundamental que eu nunca havia feito: Uma jornada de auto-conhecimento. Tenho lido, estudado e conversado muito, inclusive com várias pessoas que a muito tempo não falava. Acho que essa tem sido a melhor parte da viagem. Conversas em "velocidade de cruzeiro", sem sobressaltos, tensões, cobranças..

Ao mesmo tempo, tenho aprendido a valorizar os períodos de solidão, para refletir sobre a vida, as pessoas e problemas que me cercam, e os novos rumos que devo tomar daqui pra frente, sem nunca deixar de olhar para trás e aprender com meus erros.

É muito bom saber que existem pessoas que lhe amam quase incondicionalmente (pra mim, o único amor incondicional é o de mãe), mesmo que você já tenha pisado na bola várias vezes. E que são essas pessoas que sempre estarão lá para lhe dar a mão para levantar, ou vão ficar deitadas ao seu lado no chão, enquanto você precisar.

Aprendi que o amor de uma jovem mãe pode ser tão grande que, além de acalantar o seu filho, pode respingar naqueles à sua volta, bastando um simples olhar para lhe ajudar a restaurar a força que você precisa em momentos de necessidade.

Estou conhecendo pessoas novas, e me dando a chance de conhecer melhor pessoas que já faziam parte da minha vida, mas que, não sei por qual motivo, nunca havia feito. E também estou me permitindo coisas novas, que, Deus sabe porque, nunca me permiti. Tenho até pensado em pular de para-quedas!!!

Estou aprendendo a ver os pequenos detalhes das coisas. A ver a beleza que pode existir em atos aparentemente simplórios, ou desimportantes para a maioria das pessoas. Estou aprendendo a confiar nas pessoas, reconhecer verdadeiros amigos, e separá-los dos "colegas', algo que eu não sabia fazer muito bem.

Vou terminar meu retorno com duas frases. Uma que eu mesmo cunhei, com a ajuda daqueles que são citados nela:

"Chega a ser contraditório que, no momento em que meu coração parece mais vazio, seja justamente o momento em que eu me sinto mais amado."

E outra que minha mãe me fala desde que eu era bem pequeno:

"Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe!"

Fiquem com Deus, e me cobrem por novas atualizações! (Prometo que serão mais leves e menos maçantes do que essa)




5 comentários:

  1. Jornada de auto-conhecimento é essencial. Fazemos isso geralmente em algum momento de solidão e paz. Devemos exercitar isso com mais frequência.

    ResponderExcluir
  2. Ereh! Doida pra saber as suas novas aventuras! :*

    ResponderExcluir
  3. É isso ai...as vezes o barco perde uma vela, a gente fica meio a deriva, mas de alguma forma a gente encontra um meio de ter uma direção definida, que pode nem ser a mesma de antes.

    Boa sorte nesse "recomeço"...e se for pular de paraquedas, me chame! hehehehe

    ResponderExcluir
  4. É isso mesmo Neudson! Pra quem não sabe aond e ir, qualquer caminho serve...

    ResponderExcluir
  5. Escrevi hoje justamente a frase que eu pensei lendo o post: Mudar é fácil, vencer a inércia é que é difícil.

    Saber que precisa mudar, mas não saber se é o melhor a se fazer, ou ainda cair na comodidade de permanecer como está ... essas coisas são o que mata.

    Conhecer a si mesmo é o 1º passo para se ter a certeza de que se quer vencer a inércia.
    Aí, depois disso... é só pular de pára-quedas :)

    Que você tenha sempre muitos amigos para aparar as quedas, por sinal.

    Mônica

    ResponderExcluir