quarta-feira, 16 de junho de 2010

A Copa do 1 x 0

Eu estava equivocado. O futebol ainda não voltou a me tratar bem nessa Copa do Mundo. Fez um pequeno agrado, com a Alemanha e, pasmem, a Coréia do Sul, África do sul e México. Não pude ver o jogo do Chile.

As maiores decepções foram Holanda, apesar da vitória sobre a Dinamarca, Brasil, apesar da vitória sobre a Coréia do Norte e Espanha, que perdeu hoje para a "intransponível" Suíça.

Nessa Copa está ficando mais evidente uma característica que vem se proliferando por todos os campeonatos de futebol pelo mundo: A importância de uma boa defesa. Os resultados magros, 1x0, 2x1, 0x0, 1x1, mostra como a preocupação com esse setor vem crescendo, e como consequência, modificando a forma como o futebol é, ou precisa, ser jogado.

Ora, desde que exite futebol, existem defensores. Talvez tenha sido o último setor a se desenvolver, a receber cuidados especiais de treinadores e preparadores físicos.

Hoje é impossível um time com uma defesa fraca, salvo raras exceções e em campeonatos fracos.

O maior exemplo vem do campeão da Tríplice coroa da Europa, a Inter de Milão. Graças à defesa, que começa com o maior goleiro do mundo, dois grande laterais e uma zaga quase perfeita.

Outro exemplo, ainda mais paupável, vem do Campeonato Brasileiro deste ano. Quem poderia imaginar que o pequeno time do Ceará ocuparia a 1a. posição? Sempre com vitórias magras, mas com uma defesa sólida e brilhante. para muitos times, essa é a única possibilidade.

A Copa do Mundo tem mostrado bem essa evolução; Todos os times vem bem postados na defesa, sempre a espera dos adversários. Com essa condição, fica ainda mais necessária a presença do craque, daquele que pode desequilibrar uma partida com um lance isolado, porém genial. Como Cristiano Ronaldo quase fez contra a Costa do Marfim, ou mesmo Drogba, no mesmo jogo. ou Messi, na sua via Crucis contra o goleiro nigeriano.

Eu, particularmente, não vejo nenhum demérito se um time limitado ofensivamente passa o jogo na defesa, esperando uma boa oportunidade, ou mesmo a sorte, para contra-atacar e assim tentar a vitória. foi o que a Suíça fez hoje. Boa defesa e eficiência.

No fim, essa evolução das defesas pode gerar uma melhoria dos craques, que terão que ser ainda mais geniais para transpor tamanhas dificuldades.

P.S.: Mas que a falta de gols é muito chata, especialmente para a Copa do Mundo, isso é...

2 comentários:

  1. Concordo com quase tudo, só falta distinguir boa defesa e retranca, o que faz muita diferença.

    ResponderExcluir
  2. Quis dizer que há diferenças em estilos defensivos e estilos retranqueiros, esse último não tem valor, é o anti jogo.

    ResponderExcluir