sábado, 12 de junho de 2010

1o. Sábado da Copa - Ainda nada de Zebra...

O 1o. sábado da Copa da África começou bem movimentado. Coréia do Sul e Grécia fizeram um jogo muito bom, com pleno domínio coreano e uma apresentação esforçada mas ineficiente da Grécia. A vitória por 2 x 0 dos asiáticos foi pequena, tamanha a vantagem que eles tiveram durante todo o jogo. A Grécia ameaçou pouco, mas quando conseguiu acertar o gol, o goleiro coreano cumpriu bem seu papel.

O primeiro gol surgiu de uma falha da defesa grega, quando três zagueiros ficaram marcando o goleiro e o atacante coreano apareceu sozinho, parecido com o gol do Henry na copa passada contra o Brasil. O gol do astro Park JiSung foi belíssimo. Uma boa arrancada depois de uma falha bisonha da defesa grega.

Num dos jogos mais esperados dessa Copa, a Argentina provou fatos que todos conheciam: O ataque tem jogadores excepcionais e a defesa é de arrepiar. E o Maradona ainda consegue achar Higuaín melhor do que o Diego Milito. Mesmo depois de uma temporada em que ele cansou de desperdiçar gols pelo Real Madrid, em detrimento do artilheiro da tríplice Coroa da Inter. Sem contar que a defesa precisa, e não conegue, fazer milagres sem o talento e experiência de Zanetti e a força de Cmabiasso.

Lá na frente, Messi não conseguiu passar pelo goleiro nigeriano Enyeama, que provavelmente fez a melhor partida de sua vida, apesar de ter que lamentar a ineficiência do ataque africano. O gol foi do zagueiro Heinze, contando com uma falha defensiva da Nigéria. Tevez esteve apagado o jogo todo.

Curioso: as equipes africanas que estrearam mostraram mais força e eficiência na defesa do que no ataque.

No jogo da tarde, num jogo ligeiramente morno, Inglaterra e EUA empataram, com pouco brilho de seus principais jogadores. Apesar de ter feito o gol, num abela troca de passes do ataque inglês, Gerrard não apareceu muito. O mesmo pode-se dizer de Lampard e Rooney, apesar de bons chutes de fora da área.

Os EUA também ameaçaram pouco, apenas com cruzamentos e chutes de fora da área. Num deles, o goleiro Tom Green aceitou o primeiro frango da Copa. E olha que ele não pode nem colocar a culpa na bola. Não entendo como o titular não é o experiente David James.

O segundo tempo foi bem melhor, com direito a bola na trave em boa jogada de Altidore para os EUA e grande pressão inglesa. O gigante Peter Crouch entrou no segundo tempo e conseguiu montar esboçar algumas jogadas de perigo. Talvez deva entrar mais cedo nos próximos jogos.

A expectativa para amanhã não é das melhores, pois vai haver dois jogos entre azarões: Argélia x Eslovênia e Sérvia x Gana. talvez a estréia da Alemanha, contra a Austrália, nos ofereça um espetáculo de melhor nível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário