sábado, 26 de setembro de 2009

Arbitragem no Brasileirão - Ruim ou mal intencionada?

Muito tem se falado sobre a arbitragem no jogo do Palmeiras contra o Cruzeiro. Como eu mesmo falei aqui a alguns posts, realmente o Palmeiras foi beneficiado, pois não foi marcado o penalty no lance de bola disputada por Jumar e Fabrício no primeiro tempo.Na minha opinião existiu,  porém é discutível, pois é possível, na câmera por trás ver o jogador tentando encolher as pernas. ele tentou encolhê-las, mas mesmo assim atingiu o jogador, por tanto, na minha opinião foi penalty.

Mas não era isso que eu queria falar agora. É de um pequeno evento cíclico que ocorre no campeonato brasileiro. Não acredito que haja alguma predileção por algum time, seja ele de onde for. O que pode acontecer é algum juiz se sentir pressionado em algum jogo e acabar favorecendo determinado time.

Outro fator que pode ter influência é o tamanho do time. Historicamente, quando há alguma dúvida em um lance, o favorecido é o time maior. Não que eu ache que isso é certo, mas que acontece, acontece.

Esse ano, fiz um pequeno exercício, puxando pela memória alguns jogos polêmicos emq ue times "perseguidos" foram favorecidos e vice-versa.

O Grêmio foi favorecido contra o Cruzeiro, no jogo de Porto Alegre. Que no jogo de Belo Horizonte, foi favorecido contra o Flamengo. Que foi favorecido contra o São Paulo no Morumbi. Que foi favorecido contra o Palmeiras no Palestra Itália. Que foi favorecido contra o Botafogo no Palestra Itália. Que foi favorecido contra o Corinthians no Pacaembú. Que foi favorecido contra o Inter no jogo de Porto Alegre. Que foi favorecido contra o Goiás, também no jogo de Porto Alegre. Que foi favorecido contra o Palmeiras no jogo de Goiânia contra o Palmeiras. Que por sua vez, foi prejudicado contra o Atlético-PR em Curitiba. Que foi favorecido contra o Botafogo no Rio de Janeiro. Que foi prejudicado no jogo contra o Santos na Vila Belmiro. Que foi prejudicado contra o Atlético-MG também na Vila Belmiro...

Enfim...Acho que deu pra ficar claro minha opiniãoo sobre as arbitragens no Campeonato Brasileiro. Acho que mais discutível do que a intenção da arbitragem, é a qualidade. Seja dos árbitros, do preparo, físico ou técnico, e acima de tudo daqueles que comandam a arbitragem brasileira.

P.S.: Pra que serve um comentarista de arbitragem na TV ? Assunto para próximos posts...

2 comentários:

  1. Caramba, todo mundo foi favorecido, menos o palmeiras que foi prejudicado 2 vezes. Que comentário imparcial... hehe.

    Tirando a brincadeira, o texto foi muito bom, mas não concordo.

    ResponderExcluir
  2. ô Cidadão...Eu coloquei que o Palmeiras foi favorecido contra o Botafogo...

    ResponderExcluir