terça-feira, 30 de outubro de 2012

30 injustiças do Oscar






                Eu sempre tive boa memória pra dados e datas. E meu gosto por cinema direcionou minha memória pra vencedores do Oscar. Mas, nem sempre concordei com a Academia. Vamos a alguns exemplos?


1.       Guerra ao Terror - Melhor Filme e melhor diretora, 2010. Peraí... Num ano que teve Bastardos Inglórios e Avatar? Difícil, viu...

2.       Halle Berry - Melhor atriz, 2002, A Última Ceia. Cara... Nesse ano foi uma palhaçada. Além de ser um filme e uma atuação sem nada demais, tinha Nicole Kidman (Moulin Rouge) concorrendo.

3.       Denzel Washington – Melhor Ator, 2002, Dia de Treinamento. Idem, idem... Tinha Russel Crowe em Uma Mente Brilhante! Dos cinco indicados, a atuação dele foi a mais fraca.

4.       Chicago – Melhor Filme, 2003. Concorriam Gangues de Nova Iorque, O Pianista, As Horas e Senhor dos Anéis – As Duas Torres e Chicago ganha?!?!

5.       Quem Quer Ser Um Milionário? – Melhor filme e diretor, 2009. O Cavaleiro das Trevas e WALL-E não foram sequer indicados ao prêmio de Melhor Filme e O Leitor foi. Quem ganhasse seria injusto a partir daí.

6.       O Discurso do Rei – Melhor filme e diretor, 2011. A Origem, Bravura Indômita, Toy Story 3, A Rede Social e Cisne Negro foram bem melhores e esse aí ganha?

7.       Sean Penn, ­Melhor Ator, 2009, Milk. Gosto muito do Sean Penn, mas Brad Pitt em Benjamin Button e Mickey Rourke em O Lutador, foram melhores, viu?

8.       2005 – O Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças e Os Incríveis não foram indicados ao Oscar de Melhor Filme?!

9.       Jamie Foxx – Melhor Ator, 2005. Ganhou do DiCaprio? Como assim?!

10.   2005 - Jim Carrey e Paul Giamatti não foram indicados como Melhor Ator?

11.   2007 – Jack Nicholson não foi indicado a Melhor Ator Coadjuvante por Os Infiltrados. Fala sério, hein...

12.   Uma Mente Brilhante - Melhor Filme, 2002. No ano de Senhor dos Anéis – A Sociedade do Anel, quem ganhasse além dele seria injusto.

13.   Menina de Ouro – Melhor Filme, 2005 – Teve O Aviador cara. Ninguém lá viu esse filme?

14.   2007 – Pequena Miss Sunshine e Babel indicados a Melhor Filme e O Grande Truque, Labirinto do Fauno não? Em que mundo??!??

15.   2007 – Alejandro Gonzalez Iñarritu indicado a Melhor diretor por Babel e Alfonso Cuarón, que fez Filhos da Esperança, ou Guillermo Del Toro, com O Labirinto do Fauno, não?

16.   Shrek – Melhor Animação, 2003 – Em que mundo Shrek é melhor que Monstros S.A.?

17.   2007 – Sacha Baron Cohen não foi indicado como melhor ator por Borat. Tsc, tsc, tsc...

18.   2004 – Cidade de Deus não foi sequer indicado ao Oscar de Filme estrangeiro.

19.   Roberto Benigni – Melhor Ator, 1999, A Vida É Bela. Num ano que tem Tom Hanks, Nick Nolte, Edward Norton (em A Outra História Americana pelo Amor de Deus!!!) e Ian McKellen, esse cara ganhar, é brincadeira.

20.   Gwyneth Paltrow – Melhor Atriz, 1999,  Shakespeare Apaixonado. Nesse ano entre as indicadas estavam Meryl Streep e Fernanda Montenegro. Vai entender...

21.   Shakespeare Apaixonado – Melhor Filme, 1999. Alguém lembra que havia Elizabeth, Resgate do Soldado Ryan e mesmo A Vida é Bela.

22.   1994 – John Williams não foi indicado pela trilha sonora maravilhosa de Jurassic Park!

23.   John Williams não ganhou pelas trilhas sonoras de Superman, Esqueceram de Mim, Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida, O Império Contra-Ataca...

24.   Scarface – Nenhuma indicação? Ok, então...

25.   Dança com lobos – Melhor filme  e diretor, 1991. Hello.. E Os Bons Companheiros, cadê?

26.    1986 – Peraí, peraí, peraí... A trilha sonora de De Voltar Para o Futuro não foi nem indicada?!?!

27.   Como Era Verde Meu Vale – Melhor Filme, 1946. Cidadão Kane é do mesmo ano...

28.   1973 – Nenhum dos filhos da família Corleone ganhou o Oscar?!?

29.   1975 – Al Pacino não ganhou por O Poderoso Chefão II. Não interessa quem eram os outros indicados...

30.   Bob Fosse – Melhor diretor, 1973. Esse foi o ano de O Poderoso Chefão. Sem mais...

5 comentários:

  1. Tudo questão de opinião! :P
    Eu concordo com: 1 (ridículo); 4 (muitas opções melhores); 5 (mas não pelas mesmas razões que vc. O Leitor é fantástico!); 10 (pelo JC sim, mas pelo PG em Sideways nah!); 12 (concordo plenamente); 18 (mas aí a coisa é falta de marketing); 19 (sinceramente eu acho que aquele filme é só e somente só mais ou menos, e o RB é um paspalho. Arrgghhh!, escolha tão péssima quanto 20); 20 (acho que a academia estava fazendo a brincadeira do contrario e não avisou pra ninguém!!!); 21 (mas não por AVÉB, mas ORDSR merecia muuuuito mais!); 22-23 (vai ver eles queriam dar chances pra outros, mas ele ganhou 5 Oscars alem de mais 86 outros prêmios, acho que não fez tanta falta assim. :P Heheheh); 29 (ele merecia mesmo); 30 (até o Joseph L. Mankiewicz de Sleuth merecia mais).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostei do Shakespeare Apaixonado, mas não pra ganhar tudo o que ganhou. Achei o Resgate do Soldado Ryan o melhor em muito tempo.

      Excluir
  2. Babel é quem merecia o Oscar de melhor filme em 2007 assim como o Iñiarritu merecia o Oscar de melhor diretor. É até um pecado dizer que O Grande Truque é melhor que Babel.

    ResponderExcluir
  3. Denzel Washington teve uma atuação magistral em "Dia de Treinamento", só por isso já merecia o prêmio, mas lembrando o ano anterior com Hurricane, em que também foi muito bom e perdeu para Russel Crowl, então foi muito justo.

    ResponderExcluir