quinta-feira, 12 de julho de 2012

A Era do Gelo 4


A ERA DO GELO 4
David Arrais
                
        No cinema, as continuações tem sempre o grande problema de “concorrerem” com a produção original. É sempre necessário manter a personalidade dos personagens, mostrar o seu amadurecimento, além de adicionar novos personagens, porém apresentando novas situações para que exista identificação com o público, além de coesão entre os capítulos. Era do gelo 4 atinge esses objetivos.

A família de Sid o encontra, para lhe deixar responsável por sua avó, ligeiramente caduca, sempre a procura de sua mascote, pouco antes de um grande terremoto, causado pela separação dos continentes (a razão dessa separação é mostrada de forma hilariante). Assim, Manny, Diego e Sid, com sua avó, vão parar num iceberg, vagando pelo oceano, enquanto Elle, Amora (sua filha com Manny), Luis (um ouriço amigo de Amora) e os tios gambás, Crash e Eddie, ficam no continente.

Durante essa viagem no mar eles cruzam o caminho do ameaçador Capitão Entranha e sua tripulação pirata, composta por personagens pitorescos, entre eles a tigresa Shira, que logo desperta sentimentos em Diego.

Um dos pontos altos do roteiro é brincar com os estereótipos de temas náuticos, como sereias, duelos de espadas, sereias, abordagem de navios, além de elementos da própria saga, como na piada referente à aparição dos dinossauros no último filme, ou na explicação de porque Crash e Eddie não sentem medo. Outro acerto da trama é a citação de outros filmes, como o Senhor dos Anéis, Coração Valente, Apocalypse Now, chegando à introdução de músicas eruditas como Vivaldi, Mozart e Beethoven.

Assim como nos demais filmes, as maiores gargalhadas se dão com a constante busca de Scrat por sua noz. Mas não são as únicas. Sid e sua avó também protagonizam passagens engraçadíssimas.

A animação é mais uma vez impecável, melhorando sempre a cada episódio. As cenas em alto mar, inclusive durante uma tempestade, além da mobilidade dos personagens, que fazem várias acrobacias, beira a perfeição. Os efeitos 3D são bem eficientes, colaborando para o impacto emocional de algumas cenas. 

Mesmo com momentos de tensão, a história mantem sempre uma narrativa leve, com novos personagens bem mais cativantes que no anterior, também com uma trama mais coesa e bem armada. E claro, com um gancho para uma próxima aventura.

P.S.: A versão dublada, ao contrário do que eu esperava, é ótima. E vale a pena conferir os créditos finais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário