quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

GOL

Uma característica minha que qualquer pessoa que converse comigo por uns 15 minutos, me dando bastante espaço para falar, percebe, é que eu sou muito fã de cinema e de futebol, não sei qual dos dois em maior grau, talvez hoje o futebol esteja na frente.

Não sou um grande jogador, mas gosto muito de jogar bola, em qualquer lugar, qualquer posição. E cinema também não tenho muitas restrições, gosto de todos os estilos de filme, desde que sejam bem feitos, com boa história, boas interpretações...

O título do post de hoje, faz referência aos dois gostos. Gol é o nome de um filme dirigido por Danny Cannon (confesso que nunca ouvi falar nesse cidadão)), que conta a história de um imigrante ilegal mexicano que é descoberto por um olheiro do Newcastle United da Inglaterra, que o leva a Inglaterra para fazer testes para o time. Pode parecer banal, um filme sobre esportes nunca consegue ser muito diferente no final, mas, como a Lisbela fala no filme, não importa o final, mas como se chega nele.

O filme não é um filme sobre um super atleta que chega para dominar o mercado europeu e ser o novo Pelé. Ele trata mais da construção do personagem e de todo o cresciemnto dele, como ele é apresentado ao time, como vai ganhando a confiança dos colegas de time até chegar ao time principal. E fala também de uma questão importante sobre os jogadores, a vida deles fora de campo. Como mesmo um grande jogador como Ronaldo, ou Beckham (que é ligeiramente retratado no filme como o atacante Gavin Harris), pode afundar sua carreira em baladas, mulheres e, às vezes, até drogas. A propósito, alguns jogadores fazem ponta nesse filme, como Alan Shearer, David Backham, Zidane, Raul...

Uma coisa interessante foi como o filme realmente se mostra para quem conhece algo sobre futebol europeu. Ele não é levado para um time de ponta, como Real Madrid, ou Manchester United para ser a salvação da lavoura. Ele vai para um time médio (apesar da fama, prestígio e poder econômico do time, o Newcastle hoje é um time que praticamente briga para se manter na Primeira divisão da Inglaterra, e não ganha um título nacional desde os anos 50.) Na história do filme o time luta apenas para chegar a uma competição européia.

Enfim, um filme bastante interessante, recomendo.

2 comentários:

  1. Esqueceu de contar o final!! EHEHEHEHEH Tô brincando!! (se assim não for, não seria eu, correto?)
    Adoro te "ler"... Não pare ! Beijão

    ResponderExcluir
  2. Esqueceu de contar o final!! EHEHEHEHEH Tô brincando!! (se assim não fosse, não seria eu, correto?)
    Adoro te "ler"... Não pare ! Beijão

    ResponderExcluir