quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

COMO COMECEI A TORCER PELO PALMEIRAS

Essa história é bem mais antiga que a anterior, porém, com alguns elementos semelhantes. Data do ano de 1993, especificamente o Campeonato Paulista de 93. mas antes gostaria de acrescentar um detalhe: Eu gostava do time do São Paulo, mas não porque torcia para o São Paulo ou algo assim, mas por um motivo muito simples: era o único time que eu conhecia, além do Fortaleza.

Voltando ao campeonato de 93. Foi ali que comecei a ouvir falar de futebol com seriedade, antes só sabia de copa do mundo (não entendia nada, mas sabia que existia) e do mundial de clubes do São Paulo de 92 e da Libertadores de 93. O alviverde chegava a final do campeonato Paulista contra o Corinthians, e tinha a chance de ser campeão depois de 17 anos de fila. O Corinthians havia ganho o jogo por 1 x 0 e jogava pelo empate. Por uma dessas loucuras do futebol brasileiro, o Palmeiras precisava ganhar no tempo normal para levar o jogo para a prorrogação e ganhar na prorrogação, para poder ser campeão.

O Palmeiras tinha um grande time, montado depois da parceria com a Parmalat. Havia ali: Antônio Carlos, que havia sido campeão pelo São Paulo em 91, Roberto Carlos, que depois viria a se tornar um dos maiores laterias da história do Futebol, Zinho, Mazinho, Evair, Edílson, e o maior craque do time, e meu jogador preferido na história: Edmundo.

Como a maioria das pessoas que eu conhecia dizia que o Corinthians já era campeão, fiquei torcendo pelo Palmeiras, só pra ser do contra. Pois bem. O time deu um show, ganhou por 1 x 0 no tempo normal depois fez 4 x 0 na prorrogação e quebrou o jejum (que diga-se de passagem está quase se repetindo). Ali começou minha simpatia pelo Palmeiras.

Pouco tempo depois, houve a final do Rio-São Paulo e mais uma vez Palmeiras e Corinthians disputando o título, e pra variar, mais uma vez o Palmeiras foi campeão. Estava realmente gostando do time. Depois houve o grande tira-teima da minha vida futebolística: São Paulo contra Palmeiras, por um torneio “caça-níqueis” europeu. Fiquei numa grande dúvida, mas depois do jogo estava deicido: a partir daquele dia, eu estaria condenado a ser um palmeirense. Depois disso vieram várias alegrias e tristezas: os brasileiros de 93/94, campeonato paulista de 94, a Libertadores de 95, em que o time foi goleado por 5x0 pelo Grêmio e quase se recupera, mas fez “apenas” 5x1, o time perfeito de 96 que marcou 102 gols no campeonato paulista, a copa do Brasil e copa Mercosul em 98, a Libertadores em 99, infelizmente o rebaixamento em 2002 e a volta em 2003 e agora, pelo jeito, o time agora vai se acertar, e se tudo der certo, sair da fila de 12 anos do campeonato paulista.

Um comentário:

  1. Gostei... e adicionei um link do teu blog no meu, como " onde encontrar meus amigos"... maneira de ajudar a divulgar teu blog! BEijo, Dani

    ResponderExcluir