domingo, 27 de janeiro de 2008

COMO COMECEI A TORCER PELO CHELSEA

Torcida de futebol é algo curioso. Ninguém escolhe um time pelo qual torcer. Muito menos há um motivo razoável e racional para isso. Você simplesmente simpatiza com um time e pronto. Quando vê, está completamente apaixonado. É algo parecido com o que você sente por uma pessoa.

Minha relação com os “Blues” começou de forma inversa. Não tinha muita simpatia pelo time na temporada 2004/2005, pois eles eliminaram o Barcelona da UEFA Champions League. Ou na temporada 2005/2006, quando foram eliminados pelo Barça na mesma competição e um dos defensores tentou assassinar o Messi, com uma entrada que o deixou fora de alguns jogos.

Tudo começou na Copa Africana de Nações. Sempre tive muita simpatia pelo futebol africano, pois é um futebol alegre, ofensivo, que sempre contou com grandes atacantes. Estava assistindo ao jogo Costa do Marfim x Egito, que era a final da competição. Os comentaristas da ESPN diziam que havia um certo jogador da Costa do Marfim que poderia desequilibrar a partida, chamado Didier Drogba. Nunca havia ouvido falar nesse cidadão, então prestei atenção. Ele jogou muito bem, ms infelizmente o time perdeu nos penalties, e ironicamente, ele que perdeu o penalty que definiria o campeonato.

Durante a Copa do mundo, fiquei de olho na seleção da Costa do Marfim, para conhecer melhor este tão falado atacante. Ele foi o capitão da equipe e jogou muito bem, principalmente contra a Holanda, e fez dois gols no Mundial, mas infelizmente não foi capaz de classificar a costa do Marfim para seguir adiante.

No começo da temporada de 2006/2007, vi que O Chelsea iria ficar no mesmo grupo do Barcelona. Então tinha mais um motivo para prestar atenção naquele, pois era um dos únicos times na Europa páreo para o time de Ronaldinho gaúcho. Mais uma vez, nos dois jogos da fase de grupos, dois jogadores resolveram tudo para o Chelsea: Drogba, que fez um golaço no jogo em Londres, matando no peito na entrada da área e girando de voleio e outro em Barcelona, e Frank Lampard, que fez um gol impossível quase na linha de fundo para empatar o jogo em Barcelona.

Depois disso, continuei acompanhando o time em várias competições, especialmente por causa desses dois jogadores, mas quando percebi, estava vendo jogos do campeonato inglês, da copa da Inglaterra, visitando o site freqüentemente, acompanhando contratações e coisas assim. Até hoje não consigo entender em que momento a simpatia se transformou em torcida, mas acontgeceu...

2 comentários:

  1. Tu cai daí cidadão. Esse teu time não ganha nem do Liverpool, vai ganhar algum título Europeu? Vai procurar um time de mais tradição que a qualquer momento o lavador russo pode encontrar alguma ponta no mercado da moda, ou qualquer gênero alimentício e deixa esse teu time paraquedista novamente no anonimato... ahuahauha.

    ResponderExcluir
  2. pois é...eu tenho esse péssimo hábito de conehcer os times quando eles estão no auge... e com dinheiro que ninguém sabe de onde veio...

    ResponderExcluir