quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Andar de bicicleta...

Já falei pra vocês como aprendi a andar de bicicleta? Não? Pois senta aí e lê que a história é boa.

Quando tinha cerca de 5 anos, minha mãe percebeu que era hora de eu aprender a andar de bicicleta sem aquelas rodinhas. Porém, como eu sou o caçula e único filho homem, ela ficou insegura de ser muito "cuidadosa" e acabar "estragando" alguma coisa.

Então, teve a brilhante idéia de mandar duas das minhas irmãs, de 14 e 10 anos me ensinarem. Elas o fizeram, de forma bem prática.

A casa em que morávamos era construída em um terreno bem íngreme, com a edificação em um área plana e uma imensa (pra quem tinha 5 anos, parecia imensa) ladeira, que levava da varanda da frente até o quintal, do lado da casa.

Foi ali que elas me ensinaram. Me colocavam no topo dessa ladeira, me ajudavam a me equilibrar na bicicleta, e me davam um empurrãozinho, dizendo: VAI! A partir daí era simples: Ou eu ficava equilibrado e aprendia a andar, ou me arrebentava completamente, ou na descida, ou no portão da garagem, que ficava no fim do quintal.

Ah, um dos momentos mais felizes desse aprendizado foi quando eu descobri um galho de árvore em que eu podia me segurar, antes de bater no portão. Aí só quem sofria danos consideráveis era a pobre bicicleta.

Hoje eu vejo uma analogia interessante com isso. Apesar de morrer de medo de me machucar com as possíveis quedas, eu sempre tentava de novo. Porque? Porque ali havia tudo que eu precisava: pessoas que me amavam, em quem eu confiava, e que estavam tentando me ajudar a vencer um grande desafio, mesmo sabendo dos riscos envolvidos naquela empreitada.

Às vezes, tudo o que a gente precisa pra vencer um desafio que antes parecia inalcançável, intransponível, é alguém que nos ame, pra dar um empurrão e dizer:

VAI! Se cair, provavelmente vai doer, mas eu vou estar aqui pra te ajudar a levantar, então vai!

Um grande abraço, e fiquem com Deus!

3 comentários:

  1. Com certeza sou uma dessas pessoas que sempre estará lá para ajuda-lo a levantar! Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Quase morro de rir! E vc sabe... estou sempre "AI" torcendo pelo melhor pra vc. Seja pra ensinar a NADAR, andar de bicicleta ou sair de uma garagem tranacada por fora (kkkkk) AMO MUITO VC e desejo TUDO de melhor pra vc! ;)

    ResponderExcluir
  3. Ninguém gosta de perder o controle! Todo novo aprendizado, seja ele qual for, você acaba caindo! Não importa o quanto tente evitar… E é apavorante! Rs. No entanto, cair tem seu ponto alto: a chance que você dá aos seus amigos e às pessoas que te amam, de te segurarem!!!

    Cair e machucar é melhor que o ponderar… e levantar é melhor que o sonhar. Em geral a gente tenta evitar, por segurança… e então, ou alguém nos força a encarar o desafio, ou sofremos as consequências. E até mesmo a maior falha... mesmo o pior erro possível, é melhor do que nunca tentar nada e não ter uma boa história (como essa), pra contar, rs.

    Beijos

    P.S.: Já o ouvi contar a história pessoalmente, com direito à simulação e efeitos especiais, rs. Mas adorei ler a narrativa sob uma perspectiva de analogia ao crescimento e aos desafios da vida adulta!

    ResponderExcluir