quinta-feira, 11 de março de 2010

Alemanha pode tirar uma vaga da Itália nas próximas UEFA Champions League

Do blog da REVISTA ESPN, no ESPN.com.br


Eliminações de Fiorentina e Milan comprometem Itália na Champions

Juventus eliminada na primeira fase, Milan perdendo pateticamente do Manchester United, Fiorentina teve honra, mas caiu também. A Internazionale segue viva, porém, não é favorita no confronto contra o Chelsea. Na Europa League, só a Juventus está na disputa. O futebol italiano definha, e não é de hoje. O pior é que isso pode ter consequências mais profundas em breve.

A Itália é a terceira colocada no ranking de ligas nacionais da Uefa, com 62.910 pontos (o índice considera o desempenho dos times em copas europeias nas últimas cinco temporadas). Para o país que teve, possivelmente (é a minha opinião), o campeonato nacional mais forte da história na década de 1980, é de corar (de deixar corado, envergonhado) estar mais de 11 mil pontos atrás da Espanha e mais de 16 mil da Inglaterra.

E deve ficar pior. A Alemanha está com 56.695. A diferença de 6.215 parece confortável, mas não é. Ao final da temporada, os italianos descartarão 14.000 da temporada 2004/05, enquanto os alemães perderão apenas 10.571. Só nisso, a vantagem já cairia para 2.786. Um valor que pode ser descontado já agora.

A Alemanha tem um time na Champions League (Bayern, considerando que dificilmente o Stuttgart passa pelo Barcelona) e três na Europa League (Wolfsburg, Hamburg e Werder Bremen). Se a Inter cair ante o Chelsea e os alemães forem longe na Europa League, a Juventus sozinha não conseguirá segurar o ranking da Itália.

Se cair uma posição, o Campeonato Italiano da próxima temporada distribuirá apenas três vagas na Champions League. O quarto time, que deixará de ganhar o direito de disputar a competição, sentirá no bolso essa perda.

Se não houver uma mudança estrutural, a crise da Itália se aprofundará ainda mais. E, fiquem de olho, a França do já classificado Lyon e do virtualmente classificado Bordeaux tem 50.168 pontos.

Opinião do Blog: Realmente, não é e hoje que a liga alemã é bem superior à italiana, mas a liga francesa ter mais times que a italiana é desmoralizante. Não é preconceito, mas o Campeonato Francês é bem mais comparáel ao Campeonato Português e Holandês do que aos campeonatos da Inglaterra, Alemanha e Espanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário