quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Mais um provável escândalo no futebol brasileiro

Será que meteram a mão até no Corinthians?!?!?!
Do site da ESPN Brasil

Goiás revela dívida de gratidão com Inter e põe Brasileiro-07 sob suspeita

por ESPN.com.br


O Campeonato Brasileiro de 2007 pode ter tido resultados combinados. E, claro, favorecidos. A dúvida aparece agora após uma declaração do diretor de futebol do Goiás, Marcos Figueiredo, que revelou nesta terça-feira uma 'dívida de gratidão' com o Internacional.

Questionado sobre o comprometimento do time contra o São Paulo no próximo domingo, o cartola declarou: "Nós sabemos que o Inter tem uma chance de ser campeão, e eles podem contar conosco. Existe uma dívida de gratidão."

"O Inter de uma certa maneira nos ajudou faz dois anos a não cair. O Internacional fazendo a parte dele, pode ter certeza que vamos chamar meus jogadores para vencer aqui no Serra Dourada", afirmou. Na ocasião, última rodada do Nacional, o Goiás superou o Inter por 2 a 1, foi a 45 pontos, escapou do rebaixamento e mandou o Corinthians, que ficou com 44, para a série B.

Após a resposta, em entrevista à "Rádio Bandeirantes" de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, Figueiredo foi questionado se a 'dívida' em questão era referente ao Brasileiro de 2007. E não pensou duas vezes antes de confirmar.

"Isso, dois anos atrás. A gente ganhou deles, naquele ano ficamos em 16º lugar e nos livramos do rebaixamento."

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Derrocada alviverde

Do site Lancenet.com.br

Palmeiras: a cronologia do colapso no Brasileirão

Antes perto do penta, Verdão busca vaga na Libertadores em meio ao colapso do time na reta final
Maurício e Obina se desentendem no Olímpico
Maurício e Obina se desentendem no Olímpico (Crédito: Ricardo Rimoli)

Caio Carrieri
Caio Carrieri SÃO PAULO


O destempero apresentado por Obina e Maurício no intervalo da derrota por 2 a 0 para o Grêmio, na última quarta-feira, espelha o momento bastante turbulento pelo qual passa o Palmeiras nesta reta final de Brasileirão.
Reflexo da crise vivida dentro do clube devido aos insucessos da equipe nas rodadas mais recentes do campeonato - conquistou apenas seis pontos dos últimos 27 disputados - , a confusão é o epílogo de uma abrupta queda de rendimento do time, que culminou na perda da liderança após 19 rodadas no lugar mais alto da tabela.
A conturbada situação, porém, não é novidade em 2009 pelos lados do Palestra Itália. Depois das sete primeiras rodadas da competição, um maremoto atingiu a rua Turiassu com a demissão do técnico Vanderlei Luxemburgo, atualmente no Santos.
Na semana seguinte à desclassificação na Copa Libertadores para o Nacional (URU) nas quartas-de-final, no fim de junho, o atacante Keirrison anunciou que estava em negociação com o Barcelona (ESP), o que irritou Luxa, porque, segundo ele, não havia sido comunicado pelo jogador sobre a transferência. Ao decretar que K9 não atuaria mais enquanto estivesse no comando do Verdão, o treinador foi demitido.
Nas setes rodadas seguintes, o excelente desempenho do interino Jorginho acalmou as águas da Barra Funda - venceu cinco jogos, perdeu um e empatou outro. E a despedida do atual auxiliar técnico não poderia ser melhor: goleada de 3 a 0 sobre o rival Corinthians, com os três gols de Obina.
Logo na estreia no banco de reservas do Palestra depois de uma investida frustrada do Verdão em contratá-lo, Muricy Ramalho colocou o Palmeiras no topo do Brasileirão ao vencer o Fluminense por 1 a 0, no dia 29 de julho.
A calmaria perdurou por 13 jogos, até que um empate em 2 a 2 com o Avaí, em casa, deu início ao turbilhão alviverde, que contou, sobretudo, com ausências de peças fundamentais da equipe, como Cleiton Xavier, Pierre e Maurício Ramos, todos no departamento médico.
Da igualdade com os catarinenses até o revés para o Grêmio, o aproveitamento foi de 22,22% dos pontos conquistados - uma vitória, três empates e cinco derrotas.
No último dia 8, após assistir ao árbitro Carlos Eugênio Simon invalidar um gol legítimo de Obina contra o Flu, o presidente Luiz Gonzaga Belluzzo soltou os cachorros e disse que daria uns "sopapos" se encontrasse o "vigarista". Por estas declarações, Belluzzo foi suspenso pelo STJD por nove meses, mas vai recorrer da decisão do Tribunal.
A gota d'agua para o tsunami que escancacaria a instabilidade palmeirense foi a briga no Olímpico que teve Maurício e Obina como protagonistas, demitidos pelo clube já no vestiário do estádio. Além disso, Danilo, um dos líderes do elenco, voltou a disparar contra os companheiros, e Pierre deixou o gramado aos prantos. Da iminente possibilidade de levar o penta e colocar fim ao jejum de 15 sem o título nacional, o Palmeiras tenta recolher os cacos causados pela sequência de frustrações para conseguir terminar o campeonato no G4, garantindo, assim, vaga na Libertadores de 2010. O próximo confronto é com o Atlético-MG, dia 29, no Palestra.

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Esse STJD...

Do blog do PVC, da ESPN Brasil


A Absurda falta de critério do STJD


Se Borges fosse suspenso por cinco jogos, provavelmente ninguém reclamaria. Foi agressão o que o centroavante fez contra Tulio na partida contra o Grêmio. Só que para Borges, ficou barato, enquanto Dagoberto e Jean pegaram penas pesadas demais. Jean foi expulso pelo segundo cartão amarelo e o cartão vermelho puro e simples já serviria para puní-lo. Dagoberto merecia a punição por uma partida apenas, a não ser pela comparação com Vagner Love, que pegou dois jogos pelo cartão vermelho contra o Avaí, em lance similar. Dagoberto pegou 3 partidas, um abuso.

Como abuso é o Campeonato ficar a mercê das decisões sem critério de um tribunal que merecia cair de caduco.
 
Concordo com cada palavra.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Quem será o campeão brasileiro?

Mais uma do blog do Paulo Calçade, da ESPN Brasil

Quem ainda luta pelo título?

A três rodadas do encerramento do Campeonato Brasileiro, o título está mais próximo de São Paulo (pela vantagem, pelo jogo coletivo e por saber como funciona esse momento) e de Flamengo (com arrancada surpreendente e jogadores como Adriano e Pet para resolver). O Palmeiras ainda está na luta, mas terá de superar o mau futebol e a fragilidade emocional do grupo.


r
1 - São Paulo, 62 pontos
: venceu o Vitória com mais segurança do que nos magros placares sobre Internacional e Barueri. Um time acostumado a decidir, montado num ambiente vencedor. Todos os jogos são decisivos, mas o confronto diante do Botafogo é especial, pois o time carioca ainda luta contra o rebaixamento e o Flamengo recebe o Goiás, o pior time do segundo turno. São três pontos praticamente certos, com o Maracanã em festa. Um bom resultado contra o Botafogo é fundamental.  
Próximos jogos: Botafogo (f), Goiás (f) e Sport (?).

r
2 - Flamengo, 60 pontos:
a reação começou no final de agosto. Desde então são 14 partidas, com 10 vitórias, 3 empates e 1 derrota. O time conquistou 78,5% dos pontos disputados no período. Quando a crise parecia que iria dominar o clube, com troca de presidente, do homem forte do futebol e do treinador, o Fla passou a vencer graças a Petkovic, Adriano e Zé Roberto, além de se beneficiar com a mudança do ambiente. Precisa de uma pequena contribuição dos adversários do São Paulo.  
Próximos jogos: Goiás (c), Corinthians (f) e Grêmio (c).

r
3 - Palmeiras, 59 pontos:
vai na contramão dos adversários na disputa pelo título. Simplesmente parou, e não convém culpar as arbitragens. O péssimo momento é resultado dos desfalques do período sem Pierre, Maurício Ramos e Cleiton Xavier. Sem esses jogadores, o rendimento caiu assustadoramente. Nos últimos oito jogos, o time conquistou apenas 25% dos pontos disputados. O momento psicológico de Flamengo e São Paulo é superior. São equipes que acreditam enquanto o Palmeiras sofre.  
Próximos jogos: Grêmio (f), Atlético-MG (c) e Botafogo (f).
 
 
Na opinião do blog, apesar de ter tudo a seu favor, o São Paulo vai escorregar e o Flamengo será campeão. 

domingo, 15 de novembro de 2009

Rápidas - Sábado

     Bom jogo ontem da seleção, apesar da Inglaterra ter jogado com um time reserva (tá todo mundo machucado);

     Luís Fabiano perdeu um penalti bisonhamente, mas tem crédito. E não influiu no resultado. Mas acho que o batedor oficial devia ser o Kaká;

     Boa estréia de Michel Bastos. Acho legal o treinador fazer testes, mas ter um ataque da seleção formado por Júlio Baptista e Hulk é dose pra leão;

     Falando em leão, acho que o Fortaleza conseguiu garantir sua vaga na Série C do próximo ano. E ainda digo mais: Pra voltar vai ser duro...
     
     Na Série A, mais uma vez (como tá ficando chato isso) O São Paulo começou como quem não queria nada, começou mal, foi crescendo, crescendo, crescendo... E tá aí, Se o Flamengo perder hoje, talvez o time seja campeão antes da última rodada, que será no Morumbi vazio.

     O Cruzeiro deu uma de Palmeiras e deixou o Grêmio, com dois jogadores a menos, conseguir o empate no último minuto. O Coritiba conseguiu escapar do rebaixamento vencendo o Atlético-MG em Curitiba, tirando o alvinegro da disputa pelo título (Ainda existem chances amtemáticas, mas francamente...);

     Agora chega que hoje é meu aniversário (27 anos bem vividos) e vou comemorar!

    

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Goleiro da seleção Alemã comete suicídio

Do blog do Paulo Calçada, na ESPN Brasil
e


Robert Enke deixou um pedido de desculpas.
Deixou mulher e filha, uma menina.
O goleiro do Hannover e da seleção alemã sofria de depressão.
Escolheu uma linha de trem para encerrar a vida aos 32 anos.
Pediu desculpas aos que o ajudaram a enfrentar a doença.
Enke tinha medo patológico do fracasso.
A história é muito triste.
O futebol “vende” um mundo repleto de ilusões.
A tragédia exige uma reflexão.
Pouca gente olha para um jogador e enxerga um ser humano.
O esporte cria ídolos, mitos, fábricas de rendimento.
Mas é feito de gente.
Gente com problemas complexos e banais.
Infelizmente, o filtro desse mundo é o dinheiro.
Quem possui boa condição financeira precisa sorrir sempre.
Não é assim que funciona.
Robert Enke, provavelmente, jogaria o próximo Mundial.

Mas se foi.
Merece um minuto de silêncio em todas a ligas.
Uma tragédia no mundo dos super-heróis.

domingo, 8 de novembro de 2009

Enquanto isso na Inglaterra

     Depois de garantir a classificação para as oitavas-de-final da UEFA Champions League, o Chelsea hoje obteve mais uma grande conquista. Venceu o Manchester United, provavelmente o maior adversário na briga pelo título Inglês, por 1 x 0 no Satmford Bridge, com gol do zagueiro John Terry

     Apesar da alta qualidade das duas equipes, não foi um jogo tão emocionante. Os dois times estavam bastante cautelosos, sempre tentado aproveitar os erros adversários. Como estes eram poucos, houve poucas chances reais de gol.

     Desta vez a participação do astro Drogba foi pequena, pelo menso no lance do gol, limitando-se apenas a não tocar na bola depois da cabeçada do capitão azul. Caso o fizesse, o gol seria anulado por causa da posiç.ão de impedimento do atacante.

     Com a vitória, o "Orgulho de Londres" abre 5 pontos de distância para o segundo colocado, o Arsenal, que vem contabilizando goleadas atrás de goleadas dentro e fora de casa, sendo o melhor ataque da competição. O Chelsea segue com a melhor defesa, apenas 8 gols sofridos. A última vez que o time sofreu um gol em casa foi na abertura do Campeonato, na vitória de virada por 2 x 1 contra o Hull City.

     No link, o vídeo com o gol do Chelsea sobre o Manchester, do site da ESPN Brasil.

Simon dá a liderança ao São Paulo na 34a. rodada

     O Palmeiras jogou pouco no primeiro tempo e nada no segundo. Verdade. vágenr Love ainda não disse a que veio, exceto no jogo contra o Cruzeiro. Verdade. Diego Sopuza não jogou nada hoje de novo. Verdade. O Palmeiras não tomou nenhuma virada nesse Campeonato. Verdade. O Palmeiras saiu na frente e tomou o empate em apenas 3 jogos, dos 11 empates que conquistou. Verdade.

     Claro que não foi a única razão do time perder o jogo. Até o momento do gol, o Palmeiras estava no mínimo de igual para igual com o Fluminense. Pela fase que o time vem, pelo embalo mostrado nas últimas rodadas e com o alento da Copa Sul-Americana, era bem possível que o time realmente conquistasse a virada, ou pelo menos o empate, algo que ainda manteria o Palmeiras na liderança.

     Porém, diante das estatíticas, e dos dados mostrados acima, ainda é possível dizer que o gol anulado não influenciou no resultado?

Análise do líder

     Muita gente tem falado comigo, quase me cobrando, pelo desempenho do Palmeiras no campeonato Brasileiro. O time realmente vem em um mau momento. Dos últimos 18 pontos disputados, conquistou apenas 5, com apenas uma vitória, sobre o Goiás.
     O que pouca gente ressalta é que, mesmo com todos esses tropeços, derrotas acachapantes, vergonhosas e tudo mais, o time continua líder do Campeonato. Durante o campeonato, vários times tiveram a possibilidade de ocupar a primeira posição, diante dos tropeços do Palmeiras. Desde a 15a. rodada do Campeonato, apenas um time conseguiu se aproveitar dos tropeços adversários e terminar a rodada como líder.

     Como a maioria dos times do Brasileirão, exceções são São Paulo e Internacional, o time do Palmeiras tem um elenco limitado. No decorrer da competição o time perdeu muitos jogadores por lesão, como Pierre, Cleiton Xavier, Maurício Ramos, Marqiunhos, Willians. E sofreu com a queda de rendimento de jogadores importantes, como Diego Souza, Edmílson, Souza.

     A maior esperança de título vem da experiência do seu comandante: Muricy Ramalho é o maior treinador da era dos pontos corridos. Nos últimos 4 campeonatos venceu três e terminou um em segundo lugar, a apenas três pontos do primeiro colocado. Quando o Palmeiras vinha em "decadência", ele conseguiu controlar os ânimos do time e conseguiu uma vitória marcante e maiúscula sobre o Goiás, recuperando a liderança provisoriamente ocupada pelo São Paulo. Quando o São Paulo conseguiu passar, novamente o time recuperou a posição, com o empate no clássico contra o Corinthians.

     Agora, mais uma vez o tricolor ocupa a primeira posição, apenas um ponto à frente do Palmeiras depois do empate no Olímpico. (Ainda farei um post sobre a atuação do atual campeão em Porto Alegre) O Palmeiras pega o Fluminense no Maracanã. É o típico jogo que segundo a imprensa,"um time que quer ser campeão precisa ganhar". Será um jogo duríssimo, contra um adversário que está na Zona de rebaixamento a muito tempo, que vem em boa fase, com 8 jogos sem derrota, com um grande atacante em boa fase, e classificado para as semifinais da Copa Sulamericana.

     Que vença o melhor.

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Ceará, e sua grande torcida, rumo à Série A 2010!

Do blog do Mauro Cezar Pereira, no site da ESPN Brasil

Vice-líder da Série B, Ceará atrai mais público do que a maioria da Série A


O Ceará é a equipe que há mais tempo disputa a segunda divisão nacional, desde 1994. E finalmente deverá retornar à elite em 2010, 17 anos depois de sua última participação na Série A. E com a boa campanha, o Vozão tem atraído sua apaixonada torcida aos jogos no Castelão. Cerca de 40 mil vibraram com os 2 a 0 sobre o Bragantino na terça-feira.

Arquibancada do Castelão repleta de torcedores do Vozão: mais de 18 mil por partida
Arquibancada do Castelão com torcedores do Vozão: 18.336 por partida


Na segundona, a média de público do Ceará em casa é inferior apenas à do Vasco, que atrai 20.813 torcedores por compromisso no Rio de Janeiro. E supera times da primeira divisão, como o Palmeiras, há 18 rodadas na liderança, entre outros. Confira as médias de público do Vovô e das equipes da Série A do Brasileirão 2009:

39.092 Atlético-MG
32.896 Flamengo
22.787 São Paulo
20.496 Corinthians
19.475 Sport
19.432 Grêmio
18.336 CEARÁ
18.047 Palmeiras
17.997 Cruzeiro
17.900 Internacional
16.212 Coritiba
15.843 Fluminense
15.768 Atlético-PR
13.739 Náutico
13.321 Vitória
12.620 Botafogo
11.737 Goiás
9.974 Avaí
9.346 Santos
5.284 Santo André
3.454 Barueri

Fonte: CBF

Torcida do Ceará no Castelão: segunda maior média de público da segunda divisão
Torcida do Ceará no Castelão: segunda maior média de público da segunda divisão
 
 
     Felizmente para o futebol cearense, o time de maior torcida do estado estará de volta a divisão de elite do futebol nacional no próximo ano. Pena que o time provavelmente irá perder um de seus maiores trunfos, que é o estádio do Castelão. O estádio deverá entrar em obras preparatórias para a Copa 2014, impossibilitando que a torcida lote o estádio em jogos contra São Paulo, Palmeiras, Corinthians, Vasco, Flamengo, Grêmio, Inter, etc. 
 
     Para mim, como tricolor, mas acima de tudo amante do fubtebol, só resta torcer para que desempenhe um bom papel, como fez o rival Fortaleza em 2005. E torcer ainda mais para que o mesmo Fortaleza permaneça na série B ano que vem. Ô sina...

    Parabéns à torcida Alvinegra pelo grande desempenho do time e pela volta com honras, pela porta da frente, à elite do futebol brasileiro.

     P.S.: Não acho que seja exagero dizer que o Ceará já subiu, pois como disse o jornalista Alan Neto, só uma hecatombe tira a possibilidade do time de voltar a Série A.

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Chelsea continua voando...

     O "Orgulho de Londres" continua atropelando adversários que cruzam o seu caminho.

     No domingo, jogando mais uma vez contra o Bolton, desta vez pelo Campeonato Inglês e fora de casa, o time azul atroeplou de novo, e pelo mesmo placar, com várias coincidências com o jogo anterior, também vencido pelo Chelsea, por 4 x 0, em Londres.

     O primeiro gol foi contra, marcado pelo zagueiro do Bolton. Drogba sofreu penalti, que foi convertido por Lampard. Deco marcou o terceiro gol e o quarto gol foi uma pintura. Depois de trocas de passes pelo alto e de primeira, Drogba fez um gol tão fácil que sequer comemorou. como está jogando o marfinense.

     Hoje o time jogou para o gasto e empatou em 2 x 2 com o Atlético de Madrid (mais uma vez com atuação de gala de Drogba, que marcou os dois gols, o segundo um golaço!), eliminando o time espanhol da competição e se classificando para as oitavas de final da competição. Agüero que, não sei porque, iniciou o jogo no banco, marcou os dois gols do Atlético.

     Agora a disputa do chelsea com o Porto, também classificado, é pela primeira colocação no grupo.Os dois se enfrentam na próxima rodada, em Portugal. Caso o Chelsea vença, garante a primeira colocação do grupo com uma rodada de antecedência.

Brasileiros do Milan ofuscam retorno de Kaká ao San Siro

    Mesmo com toda a pressão que os galácticos impuseram ao Milan, o Real não conseguiu a revanche depois da derrota sofrida em pleno Santiago Bernabéu a duas semanas.

     A torcida fez uma grande festa para Kaká antes e depois do jogo, mas não acredito que essa emoção tenha influenciado sua participação na partida. Ele participou do lance do gol, porém na minha opinião foi mais importante o desvio no pé de Thiago Silva do que a qualidade do chute do camisa 8. Fora isso e alguns lampejos rápidos teve atuação discreta. O craque brasileiro ainda não encontrou seu melhor futebol no Real, que sem Cristiano Ronaldo, perde muito em qualidade ofensiva, velocidade e eficiência no ataque.

     Marcelo teve boa atuação jogando no meio, com Raúl Albiol na lateral esquerda, deixando o eterno Raúl no banco. Pepe foi bizarro como sempre. 

     Porém, os brasileiros que brilharam estavam no Milan. Ronaldinho Gaúcho jogou muito. Marcou o gol em cobrança de penalti polêmico, que na minha opinião aconteceu. O craque participou de quase todas as jogadas ofensivas do Milan. Puxou contra-ataques, fez jogadas de efeito como nos tempos de Barcelona e contribuiu muito para o time.

     Pato fez um belo gol, estranhamente anulado. O zagueiro Thiago Silva teve boa atuação, segura, ao lado de Nesta, impedindo com sucesso boa parte das jogadas de gol do time merengue.

     Dida, foi seguro, uk dos melhores em campo, com participação fundamental em lances decisivos, ao contrário do jogo de duas semanas atrás, sendo vencido apenas pelo desvio no lance do gol do Real.


    Com o primeiro tempo muito melhor do que o segundo, principalmente por causa dos gols, o jogo desta tarde nem de longe lembrou o espetacular 2 x 3 de virada do Milan na Espanha. O árbitro alemão colaborou bastante para isso, invertendo faltas e deixando passar jogadas bizarras e até mesmo violentas.

     Agora é torcer para que o outro jogo tão esperado quanto esse desta fase de grupos, Inter de Milão x Barcelona seja melhor do que o primeiro.