sexta-feira, 11 de maio de 2012

Amizade

     O que é um Amigo? Pra que serve um amigo? O que torna um amigo mais especial que outros?

     Todos temos vários círculos de amizade, concêntricos, de raios diferentes, variando de acordo com a sua proximidade conosco.

     Existem aqueles amigos de fim de semana, de "happy hour", de bebedeira, de conversa fiada que não leva a lugar nenhum. Existem aqueles com quem você sempre conversa, mas nunca sai pra "eventos sociais". São apenas amigos virtuais, para conversar por redes sociais, ou no máxximo por telefone.



     Há também aqueles que você só encontra em eventos sociais, como casamentos de amigos em comum, ou aqueles colegas de trabalho, com quem você acaba por criar um certo vínculo, mas não chegam a ser seus amigos.

     Todos esses podem ser ótimas companhias, mas não considero que cheguem a amizade. Amigo, na minha opinião, é aquele cara que, mesmo a centenas, ou milhares de quilometros de distância, ou a dois quarteirões, sente que você precisa dele e te liga. Ou dá pelo menos algum sinal de vida, com uma mensagem de texto aparentemente sem sentido no celular no meio da noite como quem diz, "tô aqui", "pode contar comigo". Pra quem você manda uma mensagem de texto às 2:00 da manhã perguntando se pode ligar pra ele e te liga em seguida.

     Alguém pra quem tempo e distância não fazem diferença, pois a cada reencontro, esse tempo e distância só servem pra alimentar aquele imenso pacote de histórias repetidas que serão contadas dezenas de vezes, e que todos lembram e sabe de cor, mas que sempre são interessantes. Não pelo conteúdo da história, ams pelos personagens.



      Aquela pessoa que, chega sema visar na sua casa e você briga com ele, não pelo modo como ele chegou, mas pelo tempo que faz que ele não vai lá.

     Que briga com você porque sua casa tá suja, ou a piscina, ou a pia. Que te impede de fazer aquela ligação que só vai lhe deixar pior. Que te ajuda a não tomar decisões ruins, e que, mesmoq ue você faça exatamente o contrário do que ele disse, vai estar ali pra você. E depois, vai tirar onda por conta disso e ainda ficar lhe cobrando, muitas vezes, publicamente. Não para lhe azucrinar, ou humilhar. Só pra curtir, ou ajudar.

     Alguém que serve de companhia tanto pra ver aquele super filme repetido pela 485713089571057 vez, quanto pra ir pra pré-estreia, à meia noite. Ou pra assistir de novo, um filme terrível só porque você pediu. ou, pra lhe sacanear, manda assistir um filme terrível, dizendoq ue você vai gostar.

     Ninguém é, ou tem, um amigo perfeito. Tenho certeza que eu não sou. Talvez não faça metade das coisas que exemplifiquei no texto. Talvez meus amigos não façam o que eu escrevi aqui. Mas, no fundo, não importa. Afinal, somos todos parte da pior espécie que habita o planeta, mas o fato de termos pessoas assim ao nosso lado, ainda que distantes, é que faz a vida valer a pena.

     No final, são eles que farão parte das maiores aventuras da sua vida. Ou melhor, eles que contarão boa parte das suas aventuras, certamente, com o máximo de exagero possível. E você ainda fica feliz com isso.

    Tudo isso pra dizer que, felizmente, eu tenho Amigos. E que Amigos!


    Grande abraço, e fiquem com Deus! ( Aos que acrditam. Aos que não acreditam, só um grande abraço)