quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Definições

Tenho aprendido muitas coisas novas, com essa história de me permitir novas experiências. Hoje só existe uma experiência (e todas a ela relacionadas) que pretendo manter sob a palavra NUNCA. Tirando isso, tenho evitado usar essa palavra. E quer saber? Tô gostando de descobrir tantas coisas novas, sensações novas, pessoas novas, conversas novas...

Abaixo, alguns dos meus recentes aprendizados.

libação (li-ba-ção)

s. f.
Ato de derramar vinho ou outro líquido, praticado pelos antigos romanos em honra dos deuses.
Fig. Ato de beber fartamente: fazer amplas libações
.

obnubilado

s.m.

Sigificado: Diz-se de alguém em estado de perturbação na consciência, geralmente causado por ofuscação da visão e obscurecimento da visão.


B-52's

Um delicioso drink em três camadas, feito com Kahlua, Irish cream e Grand Marnier servido em um shot glass. Atenção: É mais seguro que essa bebida seja consumida com um canudo!!!

plenitude:

s.f. Estado ou qualidade do que está completo, cheio, inteiro. Totalidade.

Alopsíquico

adj (alo+psico+ico) Que diz respeito ao espírito e suas relações com o exterior. Antôn: autopsíquico.

Shiatsu -

Método terapêutico japonês criado no fim da era Meiji (1868), a partir dos recursos de pressão dos meridianos com os dedos, que por sua vez, tem origem na teoria dos meridianos do corpo da Medicina Chinesa

Homeostase (ou Homeostasia)

é a propriedade de um sistema aberto, seres vivos especialmente, de regular o seu ambiente interno para manter uma condição estável, mediante múltiplos ajustes de equilíbrio dinâmico controlados por mecanismos de regulação interrelacionados

Escalada

Técnica desportiva cujo fim é atingir o cume de uma parede rochosa, de um bloco ou de um muro de escalada. O terreno vai de alguns metros para o bloco ou o muro de escalada, até a centenas de metros para as paredes rochosas.

Alpinismo

prática de subir montanhas através de caminhada ou escalada


Stella Artois

Cerveja super premium, de sabor balanceado e marcante. Resultado de mais de 600 anos de tradição.

Vra!

Onomatopeia referente ao som de um leque sendo aberto abruptamente.


E pra finalizar, um trecho de uma música do meu grande ídolo na música brasileira, Humberto Gessinger (a música é Ritos de Passagem):

? quanto tempo faz ? uma semana atrás ?
No topo do mundo, na crista da onda
Numa euforia de se estranhar
! pouco tempo faz ! uma semana atrás !
No topo do mundo, na crista da onda


Grande abraço e fiquem com Deus!

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Concidências

Hoje vou fazer uma citação e homenagem a um grande músico, que foi meu professor a muito tempo, Demétrius Carvalho.

Esse texto surgiu pra mim, por coincidência, foi publicado num momento em que eu estava justamente discutindo algumas coincidências da vida, de como às vezes algo pode surgir de onde menos se espera, quando menos se espera.


Coincidências

No fundo, penso que ela não exista e confesso que me tem acontecido uma série grandiosa de acontecimentos que poderiam me fazer achar que um sinal de algum outro plano astral estaria sendo-me dado, mas na verdade, penso que tudo acontece aleatoriamente, mas temos algo em nosso pensamento que faz com que focalizemos o que julgamos ser coincidente.

Você senta no metrô e senta do lado de uma pessoa que está com o mesmo livro que você está em sua mão. Coincidência? Sim, claro, mas penso que foi mera obra do acaso, afinal, os outros milhares de livros que estão lendo (e lê-se muitos no metrô de São Paulo) não chamaria a atenção.

Não se convenceu? Você estaciona atrás de um carro no semáforo e meio sem prestar atenção olha para a placa do veiculo que é exatamente um número superior ao seu. Coincidência? Se pensarmos como sendo o acaso novamente, sim. Matematicamente a possibilidade é de isso acontecer uma vez em 10 mil vezes, mas não teria você já estacionado atrás de 9999 carros, olhado despretensiosamente a placa e elas não chamaram a sua atenção?

O que na verdade tenho medo, é ver pessoas que procuram esperanças ou justificativas para suas ações através de sinal em que sua mente esteja buscando.

Parece que precisamos encontrar âncoras para nossas esperanças para suportar as mazelas da vida e não penso que devemos perder as esperanças das coisas. Só não podemos canalizar as coisas em virtude delas. Isso vale muitas vezes para uma crença que se tenha, um talismã, um ritual, uma mania, um toc (transtorno obsessivo compulsivo), ou seja lá o que for. Isso serve inclusive para ditos livros de auto-ajuda. Quando cremos que algo exterior é o que vai determinar o que vamos fazer, sabotamo-nos por muitas vezes.

Existe um ditado que diz que nada acontece por acaso. Eu simplesmente penso que tudo acontece por acaso e não tenho a menor pretensão que pensem como eu. Ficaria feliz se soubesse que uma única pessoa tenha sentido uma pulga atrás da orelha. Alguém parou e pensou sobre outras possibilidades.

Na psicologia ações baseadas em interpretações de coincidências são chamadas de comportamento supersticioso.

Tente pensar nelas como obra do acaso. Não espere sinais e faça o melhor que você pode fazer no dia de hoje sem esperar os "tais sinais". Tenha o controle das ações em suas mãos e não transfira as responsabilidades para tais coincidências...




Para ler mais textos dele, taqui o link: É apenas o que eu acho

Grande abraço a todos e fiquem com Deus!

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Lá vou eu!

Finalmente confirmei a tão propagada novidade. Estou de partida nesta próxima sexta para uma pequena temporada de 2 meses em Santiago do Chile, para um curso intensivo de Espanhol.

Estou ansiosíssimo, frio na barriga desde quando recebi a confirmação de matrícula da escola. Será uma experiência fantástica!

Será uma experiência fantástica, nova, única, pois nunca passei tanto tempo num lugar totalmente estranho, com pessoas estranhas, idioma estranho e milhões de novidades a serem desvendadas a cada esquina.

Como já vinha alardeando, este será o "coroamento" desta minha jornada de auto-conhecimento.

Tenho a impressão que por lá, depois de cruzar a Cordilheira, e estar a 5.000km de casa, vou me encontrar, me conhecer, e com isso, aprender a ser uma pessoa melhor.



Quem sabe depois de subir e descer aquelas montanhas geladas, ao voltar, eu encontre aquela pedra de Calcutá.

Desejem-me sorte!

Grande abraço e fiquem com Deus.

domingo, 28 de agosto de 2011

Bom dia e bom fim de semana!

Tudo, ou melhor, quase tudo conforme planejado. Abaixo, uma bela música de um dos maiors artistas da MPB, Ivan Lins.

Vieste
Ivan Lins

"Vieste na hora exata
Com ares de festa e luas de prata
Vieste com encantos, vieste
Com beijos silvestres colhidos prá mim
Vieste com a natureza
Com as mãos camponesas plantadas em mim

Vieste com a cara e a coragem
Com malas, viagens, prá dentro de mim
Meu amor

Vieste a hora e a tempo
Soltando meus barcos e velas ao vento
Vieste me dando alento
Me olhando por dentro, velando por mim

Vieste de olhos fechados num dia marcado
Sagrado prá mim
Vieste com a cara e a coragem
Com malas, viagens, prá dentro de mim"


Incrível como a vida pode nos pregar peças. Não vou me repetir, já escrevi sobre a força do imponderável e o impacto que ele pode ter em nossas vidas. Pelo menos na minha. Pelo menos até agora!

Só me resta fechar os olhos, por um pé diante do outro, e ver pra onde a vida vai me levar, porque eu, sinceramente, não sei e nem quero saber antes. ALguém já disse que o melhor de uma viagem não é chegar ao destino, mas o caminho que se percorre até lá.

Grande abraço e fiquem com Deus!

P.S.: Lembrem-me de confirmar a tão proclamada novidade, da qual venho falando a tanto tempo.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Bom dia e bom fim de semana

Estarei afastado do blog por esse fim de semana. Volto a escreever domingo à noite. Deixo vocês com uma bela música de um Grande artista brasileiro.

Dia Branco
Geraldo Azevedo

"Se você vier
Pro que der e vier
Comigo...

Eu lhe prometo o sol
Se hoje o sol sair
Ou a chuva...

Se a chuva cair
Se você vier
Até onde a gente chegar
Numa praça
Na beira do mar
Num pedaço de qualquer lugar...

Nesse dia branco
Se branco ele for
Esse tanto
Esse canto de amor
Oh! oh! oh...

Se você quiser e vier
Pro que der e vier
Comigo

Se você vier
Pro que der e vier
Comigo...

Eu lhe prometo o sol
Se hoje o sol sair
Ou a chuva...
Se a chuva cair

Se você vier
Até onde a gente chegar
Numa praça
Na beira do mar
Num pedaço de qualquer lugar...

E nesse dia branco
Se branco ele for
Esse canto
Esse tão grande amor
Grande amor...

Se você quiser e vier
Pro que der e vier
Comigo

Comigo, comigo.
"

Grande abraço! Fiquem com Deus!

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

O Pequeno Príncipe

Trata-se de um dos livros mais importantes do século XX, escrito por Antoine Saint-Exupèry. Como não tenho muito o que escrever por hoje, vou só colocar algumas citações aqui:

"Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas.”

“Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos”

“Mas se tu me cativas, minha vida será como que cheia de sol. Conhecerei um barulho de passos que será diferente dos outros. Os outros passos me fazem entrar debaixo da terra, o teu me chamará para fora da toca, como se fosse música”.

“Num mundo que se faz deserto, temos sede de encontrar um amigo”

“Quando olhares o céu de noite, porque habitarei uma delas, porque numa delas estarei rindo, então será como se todas as estrelas te rissem ! E tu terás estrelas que sabem rir.”

(Imagem meramente ilustrativa, sem qualquer ligação com o título do post)

“Foi o tempo que dedicastes a tua rosa que a fez tão importante”

"Se tu vens,por exemplo,às quatro da tarde,desde às três eu começarei a ser feliz. Quanto mais a hora for chegando,mais eu me sentirei feliz. Às quatro horas então, estarei inquieta e agitada: Descobrirei o preço da felicidade!"

"Tu não és ainda para mim senão um garoto inteiramente igual a cem mil outros garotos.E eu não tenho necessidade de ti.E tu não tens necessidade de mim. Não passo a teus olhos de uma raposa igual a cem mil outras raposas. Mas se tu me cativas,nós teremos necessidade um do outro.Serás para mim único no mundo. E eu serei para ti única no mundo..."

Apesar de ser um livro infantil, tem lições fundamentais, que podemos levar por toda a vida. Que bom seria se todos lêssemos e seguíssimos pelo menos metade dessas lições.

Grande abraço! Fiquem com Deus!

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Uma pedra em Calcutá

Li esse poema ontem. (Não sei se é poema, poesia, ou qual o nome certo...) Bem simples, mas cheio de significados.




Hoje me acordei pensando em uma pedra numa rua de Calcutá.
Numa determinada pedra numa rua de Calcutá. Solta. Sozinha.
Quem repara nela? Só eu, que nunca fui lá.
Só eu, deste lado do mundo, te mando agora esse pensamento...
Minha pedra de Calcutá!


Mário Quintana

Pedras, montanhas... Tenho a sensação que são palavras que ocuparão meu vocabulário por um bom tempo...


O imponderável

Lembram aquela metáfora do quebra-cabeça na toalha da mesa, que eu escrevi ontem? Ela ainda tá sacudindo por aí...

Tudo na vida costuma seguir um plano, uma diretriz, que, uma vez obedecida, nos deveria nos guiar por um caminho seguro, sem sobressaltos. Mas sempre existe o risco de algo acontecer. O bendito, e maldito, imponderável.

Sem ele tudo seria uma mesmice. Todos evitariam os erros mais comuns, já cometidos por tantos outros, seriam levados a agir apenas pela razão, deixando os sentimentos, paixões e impulsos em segundo plano. Seria mais seguro, mais preciso. Mas como diza Fernando Pessoa (tô realmente começanco a gostar desse cara), "Navegar é Preciso. Viver não é preciso."

Até hoje, nunca havia entendido esse poema de Drummond. Vai ser mais um ponto na minha lista de novos aprendizados.


"No meio do caminho

No meio do caminho tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
tinha um pedro
no meio do caminho tinha uma pedra.

Nunca me esquecerei desse acontecimento
na vida de minhas retinas tão fatigadas.
Nunca me esquecerei que no meio do caminho
tinha uma pedra
tinha um pedro no meio do caminho
no meio do caminho tinha uma pedra".

De repente, eis que um Meteoro e dos grandes ,cai na minha frente, não tenho como evitá-lo , mem mesmo, fingir que não está ali, mas então ao observar melhor, percebo, que é mais que uma grande pedra no meu caminho, sim, trata-se de um valioso tesouro, e olho para o céu, e sorrindo, agradeço à ELE, por me dar o mais valioso presente, que perseguimos em nossa Vida..."


Grande abraço e fiquem com Deus!

domingo, 21 de agosto de 2011

Novidades: BREVE

E de repente, quando você pensa que todo o quebra-cebaça da sua vida está tomando forma, todas as bordas já montadas em cima da mesa, vem o destino e sacode a toalha da mesa, como quem diz assim: Pensa que é fácil? Você ainda tem muito o que viver rapaz, muito o que aprender...

Como falei num post anterior, os pequenos meios tem parecido muito saborosos ultimamente. E os tenho vivido intensamente. Nesse fim de semana, por exemplo: queimei a boca com uma bebida desastrada, arrebentei as costas, exauri a força das pernas, descobri o que é shiatsu, dormi de rede...

E aprendi outra coisa muito boa, nessa minha jornada constante de aprendizado e auto-conhecimento. Esses meios, não necessariamente, tem um final definido. Às vezes, só precisamos assimilar esses "finais" e saber lidar com eles, e esperar que o Sr. Tempo tome suas atitudes.


GEEK

A definição de geek mudou consideravelmente ao longo do tempo e já não há um significado definitivo. Os termos nerd, dweeb e dork têm significados semelhantes a geek, mas muitos optam por identificar diferentes conotações entre estes termos, embora as diferenças sejam controversas. Em uma entrevista em 2007 ao Colbert Report, Richard Clarke disse que a diferença entre nerds e geeks é "geeks fazem acontecer."


Plenitude

s.f. Estado ou qualidade do que está completo, cheio, inteiro. Totalidade.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Mundo moderno

Tenho lido um filósofo chamado Mário Sérgio Cortella (recomendo muito!!!)que, em um de seus livros, chamado "Não Nascemos Prontos" propõe várias análises sobre o mundo moderno.

Tenho duas passagens preferidas nesse livro. Numa delas ele mostra o absurdo da estrutura familiar moderna. Hoje em dia, uma família de prepara toda, a mulher coloca uma roupa bacana, o homem lava o carro, os filhos ficam todos eufóricos porque vão sair pra comer fora, e vão a um restaurante comer, o que? COMIDA CASEIRA!!!

Outra passagem: Com a correria do dia a dia, nós chegamos ao ponto de ir a um restaurante, fazemos um pedido (pelo número) a uma máquina, ou a uma pessoa que age e trabalha como tal, recebemos a comida num saco de papel, e saímos comendo, dirigindo e falando no celular. Tudo ao mesmo tempo, para ganhar tempo.

Até aí, pode-se discutir a validade disso tudo. A grande questão é: O que nós fazemos com o tempo que economizamos? Estamos aproveitando da melhor maneira? Eu, particularmente, tenho tentado aproveitar cada segundo do meu dia como se fosse o último.

Como diz Gandalf, no filme/livro O Senhor dos Anéis: "Não cabe a nós decidir o quanto de tempo nos é dado. Tudo o que nós podemos fazer é decidir O QUE fazer com o tempo que nos é dado."

Quero encerrar com mais uma citação, de um dos maiores artistas que já houve no mundo. Meu conterrâneo, Chico Anysio. Um belo monólogo, em que ele esbanja todo o seu talento e genialidade.


Mundo moderno

Mundo moderno, marco malévolo, mesclando mentiras

modificando maneiras, mascarando maracutáias, majestoso manicômio.

Meu monólogo, mostra mentiras, mazelas, misérias,

massacres, miscigenação... morticínio. Maior maldade mundial.

Madrugada... matuto magro, macrocéfalo, mastiga média morna,

monta matumbo malhado, munido machado, martelo... mochila mucha,

margeia mata maior. Manhãzinha move moinho moendo macaxeira,

mandioca. Meio dia mata marreco... manjar melhorzinho.

Meia noite mima mulherzinha mimosa, Maria morena, momento

maravilha. Motivação mútua mas monocórdia, mesmice.

Muitos migram mascilentos, maltrapilhos, morarão modestamente, malocas

metropolitanas; mocambos miseráveis, menos moral, menos

mantimentos, mais menosprezo. Metade morre.

Mundo maligno, misturando mendigos maltratados... menores metralhados,

militares mandões, meretrizes marafonas, mocinhas, meras meninas... mariposas,

mortificando-se moralmente. Modestas moças maculadas,

mercenárias mulheres marcadas... mundo medíocre.

Milionários montam mansões magníficas, melhor mármore, mobília

mirabolante, máxima megalomania. Mordomo, Mercedes, motorista... mãos!

Magnatas manobrando milhões mas maioria morre minguando.

Moradia... meia-água. Menos. Marquise. Mundo maluco, máquina mortífera.

Mundo moderno melhore, melhore mais, melhore muito, melhore mesmo.

Merecemos... maldito mundo moderno, mundinho merda.


Fiquem com Deus! Grande abraço!

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

MEMÓRIA(S)

Essa semana pensei muito no filme "Brilho Eterno De Uma Mente Sem Lembranças", de 2004. Fala sobre a história de um casal que apassa por exeprimento que apaga as memórias que um tem do outro. Espetacular! Atuações amrcantes de Jim Carrey e Kate Winslet, além dos coadjuvantes e de toda a parte técnica do filme.

Será que valeria a pena apagar todas as memórias que você tem de alguém, de algum momento... Acho que não. Gosto muito de uma frase, que fala do mesmo tema, dos Engenheiros do Hawaii: "Se eu soubesse antes, o que sei agora, erraria tudo exatamente igual" Será?

Todas essas lembranças e fatos marcantes que nos fazem como somos hoje. Claro que todos temos arrependimentos.. Aquelas palavras que não devíamos, ou que devíamos, ter dito. Aquela carta, e-mail, SMS... Aquele telefonema de madrugada...

Se eu tenho arrependimentos? Muitos! O maior de todos é uma minúscula resposta, um "sim" que não foi dito na hora de uma pergunta igualmente simples, numa conversa via MSN, de madrugada... Mal sabia eu que aquela resposta iria mudar tudo...

Fiquem com Deus! Grande abraço!

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Enquanto isso...

Enquanto preparo um novo post, deixo aqui belas palavras de um dos maiores gênios que já existiram.

"Já perdoei erros quase imperdoáveis,
tentei substituir pessoas insubstituíveis
e esquecer pessoas inesquecíveis.

Já fiz coisas por impulso,
já me decepcionei com pessoas quando nunca pensei me decepcionar, mas também decepcionei alguém.

Já abracei pra proteger,
já dei risada quando não podia,
fiz amigos eternos,
amei e fui amado,
mas também já fui rejeitado,
fui amado e não amei.

Já gritei e pulei de tanta felicidade,
já vivi de amor e fiz juras eternas,
'quebrei a cara muitas vezes'!

Já chorei ouvindo música e vendo fotos,
já liguei só para escutar uma voz,
me apaixonei por um sorriso,
já pensei que fosse morrer de tanta saudade
e tive medo de perder alguém especial (e acabei perdendo).

Mas vivi, e ainda vivo!
Não passo pela vida…
E você também não deveria passar!..."

Charles Chaplin

Não dá pra acrescentar muito, né?

Fiquem com Deus! Grande abraço a todos!

72 Horas

Às vezes, fazer coisas que você nunca pensou em fazer implica em correr riscos. Eles valem a pena? Valeram a pena? Pode apostar que sim! Não era Fernando Pessoa quem dizia que "tudo vale a pena se alma não é pequena"? Se esses riscos fazem você, por alguns momentos, algumas horas, ou mesmo por alguns dias, se sentir melhor, por que não?

Como eu sempre digo (apesar de nem sempre seguir a risca): Qual a graça de viver um momento se você não se entregar compeltamente? Se não mergulhar de cabeça, de olhos fechados, sem se perguntar se tem água lá embaixo, ou qual a profundidade?

Eu pretendo viver, pelo menos, até uns 95 anos. (Como sou arquiteto, acho uma meta mais do que razoável). Sendo assim, terei tempo bastante para me arrepender, aprender com os erros e acertos, para cicatrizar e curar todos os machucados, todas as feridas, me reerguer e voltar a luta.

Só existe um alguém que sabe a hora certa para as coisas acontecerem, e nem sempre, na verdade, quase nunca, isso fica bastante claro no momento em que elas não ocorrem como a gente espera.

Só existe uma coisa que eu posso dizer, para terminar esse post, que foi um dos mais difíceis que já escrevi. Vai parecer confuso para a maioria. E realmente deve ser...

Mas ao mesmo tempo, é uma pergunta, quase uma proposta, que só pode ser respondida vivendo essa resposta.

E se?

Outra vez, bandolins, Não sonho mais, na veia...

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Mudanças

Mudar é bom. Aliás, nem sempre é bom, mas é necessário. Infelizmente, a maioria de nós precisa de algum agente externo, algo até traumático, para percebermos as mudanças que são necessárias para que possamos melhorar nossa caminhada.

Porém, uma frase que o Dr. House utilizza bastante durante o seriado me fez ver essa "necessidade" de mudanças depois de algum trauma com outros olhos. "Alguém só muda depois de um trauma se antes desse trauma sabia oq ue precisava mudar e tinha vontade de fazê-lo." É a mais pura verdade.

Às vezes as mudanças são tão lentas que quem convive com você diariamente não percebe. Mas às vezes você mesmo precisa dar um basta naquilo que está lhe deixando infeliz, afastando as pessoas a sua volta que gostam de você e tomar as rédeas da sua vida, antes que seja tarde e ela siga desfiladeiro abaixo.

Você não precisa (e nem deve) mudar para agradar alguém, quem quer que seja. Você deve mudar o que você achar que precisa mudar para melhorar a SUA vida. E se, mesmo com um convite, as pessoas não quiserem acompanhar as suas mudanças, e lhe acompanharem nessa "nova vida", paciência. Siga em frente. Se jogue na água de cabeça que a felicidade pode estar "do outro lado do rio". Ou das pedras, das montanhas...

Em breve, muitas novidades... Imensas novidades... Novidades como nunca antes na historia desse país!



sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Do que é feita a vida?

Já publiquei esse texto no Facebook. Muito bonito e bem escrito, como quase tudo que o autor(alguém muito especial para mim) dele sempre faz.

Fala sobre nossas expectativas em relação à vida, como muitos de nós gostaríamos que fosse mais simples, ou mais empolgante, como nos filmes. Nem sempre é assim. Também fala sobre algo que falei no post anterior, sobre aprovitar as pequenas coisas na vida.


"A sua vida não é feita de um amontoado de grandes acontecimentos. Não é como num filme, que tem que incluir um monte de coisas em poucas horas. Sua vida demora um pouquinho mais que isso. Não tem cerimônias de casamento sendo interrompidas, aviões impedidos de decolar, ou aquele cara riquíssimo, que por acaso é louco por você, te esperando na escada de incêndio com um buquê de flores. A gente deixa isso pros filmes mesmo. Mas, ainda assim, quer-se ligar o real à ficção e, por um tempo, é maravilhoso! Até o dia que a gente percebe que o final que a gente teve não estava no script. E se perde tanto tempo pensando (ou chorando sobre) esse suposto final que se esquece do meio, que é do que a vida é feita: pequenos meios. Eles são melhores do que aqueles de filmes. São reais, mais completos... mais nossos.

Quanto mais cedo você percebe que a sua vida não é feita só de grandes acontecimentos, mais cedo você aprende a dar valor aos pequenos meios.
"

Bom dia e bom fim de semana!!!
Fiquem com Deus!

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Lá vamos nós... De novo!

Tenho vivido um período de muitas e intensas mudanças na minha vida pessoal. Não vou gastar a paciência dos poucos que podem voltar a frequentar esse espaço com detalhes do que aconteceu, até por que, os que me visitam aqui sabem bem do que se trata.

Dentre as mudanças que me vi forçado a fazer, a maioria veio para melhor (pena que só agora consigo ver isso), especialmente uma viagem fundamental que eu nunca havia feito: Uma jornada de auto-conhecimento. Tenho lido, estudado e conversado muito, inclusive com várias pessoas que a muito tempo não falava. Acho que essa tem sido a melhor parte da viagem. Conversas em "velocidade de cruzeiro", sem sobressaltos, tensões, cobranças..

Ao mesmo tempo, tenho aprendido a valorizar os períodos de solidão, para refletir sobre a vida, as pessoas e problemas que me cercam, e os novos rumos que devo tomar daqui pra frente, sem nunca deixar de olhar para trás e aprender com meus erros.

É muito bom saber que existem pessoas que lhe amam quase incondicionalmente (pra mim, o único amor incondicional é o de mãe), mesmo que você já tenha pisado na bola várias vezes. E que são essas pessoas que sempre estarão lá para lhe dar a mão para levantar, ou vão ficar deitadas ao seu lado no chão, enquanto você precisar.

Aprendi que o amor de uma jovem mãe pode ser tão grande que, além de acalantar o seu filho, pode respingar naqueles à sua volta, bastando um simples olhar para lhe ajudar a restaurar a força que você precisa em momentos de necessidade.

Estou conhecendo pessoas novas, e me dando a chance de conhecer melhor pessoas que já faziam parte da minha vida, mas que, não sei por qual motivo, nunca havia feito. E também estou me permitindo coisas novas, que, Deus sabe porque, nunca me permiti. Tenho até pensado em pular de para-quedas!!!

Estou aprendendo a ver os pequenos detalhes das coisas. A ver a beleza que pode existir em atos aparentemente simplórios, ou desimportantes para a maioria das pessoas. Estou aprendendo a confiar nas pessoas, reconhecer verdadeiros amigos, e separá-los dos "colegas', algo que eu não sabia fazer muito bem.

Vou terminar meu retorno com duas frases. Uma que eu mesmo cunhei, com a ajuda daqueles que são citados nela:

"Chega a ser contraditório que, no momento em que meu coração parece mais vazio, seja justamente o momento em que eu me sinto mais amado."

E outra que minha mãe me fala desde que eu era bem pequeno:

"Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe!"

Fiquem com Deus, e me cobrem por novas atualizações! (Prometo que serão mais leves e menos maçantes do que essa)