quarta-feira, 16 de junho de 2010

A Copa do 1 x 0

Eu estava equivocado. O futebol ainda não voltou a me tratar bem nessa Copa do Mundo. Fez um pequeno agrado, com a Alemanha e, pasmem, a Coréia do Sul, África do sul e México. Não pude ver o jogo do Chile.

As maiores decepções foram Holanda, apesar da vitória sobre a Dinamarca, Brasil, apesar da vitória sobre a Coréia do Norte e Espanha, que perdeu hoje para a "intransponível" Suíça.

Nessa Copa está ficando mais evidente uma característica que vem se proliferando por todos os campeonatos de futebol pelo mundo: A importância de uma boa defesa. Os resultados magros, 1x0, 2x1, 0x0, 1x1, mostra como a preocupação com esse setor vem crescendo, e como consequência, modificando a forma como o futebol é, ou precisa, ser jogado.

Ora, desde que exite futebol, existem defensores. Talvez tenha sido o último setor a se desenvolver, a receber cuidados especiais de treinadores e preparadores físicos.

Hoje é impossível um time com uma defesa fraca, salvo raras exceções e em campeonatos fracos.

O maior exemplo vem do campeão da Tríplice coroa da Europa, a Inter de Milão. Graças à defesa, que começa com o maior goleiro do mundo, dois grande laterais e uma zaga quase perfeita.

Outro exemplo, ainda mais paupável, vem do Campeonato Brasileiro deste ano. Quem poderia imaginar que o pequeno time do Ceará ocuparia a 1a. posição? Sempre com vitórias magras, mas com uma defesa sólida e brilhante. para muitos times, essa é a única possibilidade.

A Copa do Mundo tem mostrado bem essa evolução; Todos os times vem bem postados na defesa, sempre a espera dos adversários. Com essa condição, fica ainda mais necessária a presença do craque, daquele que pode desequilibrar uma partida com um lance isolado, porém genial. Como Cristiano Ronaldo quase fez contra a Costa do Marfim, ou mesmo Drogba, no mesmo jogo. ou Messi, na sua via Crucis contra o goleiro nigeriano.

Eu, particularmente, não vejo nenhum demérito se um time limitado ofensivamente passa o jogo na defesa, esperando uma boa oportunidade, ou mesmo a sorte, para contra-atacar e assim tentar a vitória. foi o que a Suíça fez hoje. Boa defesa e eficiência.

No fim, essa evolução das defesas pode gerar uma melhoria dos craques, que terão que ser ainda mais geniais para transpor tamanhas dificuldades.

P.S.: Mas que a falta de gols é muito chata, especialmente para a Copa do Mundo, isso é...

domingo, 13 de junho de 2010

Finalmente!!!

Argélia x Eslovênia foi um jogo insuportável, em que os pontos altos foram um maluco que subiu no refletor do estádio Peter Mokada em Polokwane, um atacante mais louco ainda que consegue entrar no segundo tempo, tomar um cartão amarelo e em seguida dar uma cortada de volei no ataque e ser expulso, tudo isso em poucos minutos e um frangaço do goleiro argelino.

Depois disso, fomos submetidos, sem anestesia, a mais uma hora e meia de sofrimento com Sérvia x Gana no estádio Lotus Versfeld, em Pretoria. Nesse pelo menos houve o primeiro gol de um atacanta "atacante", mesmo tendo sido de penalte. Infantil diga-se. Muito parecido com o lance da expulsão do cabeção lá da Argélia.

O que esperar do jogo da Alemanha, muito desfalcada em relação ao que seria a primeira convocação germânica, contra a envelhecida seleção da Austrália? Felizmente uma ótima surpresa ocorreu no belíssimo estádio de Durban. A primeira apresentação de alto nível.

Um time muito entrosado, com ótimas trocas de passes, especialmentre no meio de campo, com o ótimo volante Schweinsteiger, os alas Müller, que marcou o terceiro gol e foi o melhor do jogo, e Lahm (com certeza um dos melhores do mundo), uma defesa segura a partir do excepcional goleiro Neuer, atacantes velozes como Podolski, que marcou o primeiro, e eficientes como Klose, que marcou o segundo, além do promissor Özil. Goleada de quem quer se apresentar como candidato ao título. 4 a 0, com direito até a gol de brasileiro. O atacante Cacau, que entrou no segundo tempo para fechar a goleada.

Como se diz na Europa: Futebol é um esporte praticado por dois times que se enfrentam com onze jogadores cada, e ao final de 90 minutos é vencido pela Alemanha.

sábado, 12 de junho de 2010

1o. Sábado da Copa - Ainda nada de Zebra...

O 1o. sábado da Copa da África começou bem movimentado. Coréia do Sul e Grécia fizeram um jogo muito bom, com pleno domínio coreano e uma apresentação esforçada mas ineficiente da Grécia. A vitória por 2 x 0 dos asiáticos foi pequena, tamanha a vantagem que eles tiveram durante todo o jogo. A Grécia ameaçou pouco, mas quando conseguiu acertar o gol, o goleiro coreano cumpriu bem seu papel.

O primeiro gol surgiu de uma falha da defesa grega, quando três zagueiros ficaram marcando o goleiro e o atacante coreano apareceu sozinho, parecido com o gol do Henry na copa passada contra o Brasil. O gol do astro Park JiSung foi belíssimo. Uma boa arrancada depois de uma falha bisonha da defesa grega.

Num dos jogos mais esperados dessa Copa, a Argentina provou fatos que todos conheciam: O ataque tem jogadores excepcionais e a defesa é de arrepiar. E o Maradona ainda consegue achar Higuaín melhor do que o Diego Milito. Mesmo depois de uma temporada em que ele cansou de desperdiçar gols pelo Real Madrid, em detrimento do artilheiro da tríplice Coroa da Inter. Sem contar que a defesa precisa, e não conegue, fazer milagres sem o talento e experiência de Zanetti e a força de Cmabiasso.

Lá na frente, Messi não conseguiu passar pelo goleiro nigeriano Enyeama, que provavelmente fez a melhor partida de sua vida, apesar de ter que lamentar a ineficiência do ataque africano. O gol foi do zagueiro Heinze, contando com uma falha defensiva da Nigéria. Tevez esteve apagado o jogo todo.

Curioso: as equipes africanas que estrearam mostraram mais força e eficiência na defesa do que no ataque.

No jogo da tarde, num jogo ligeiramente morno, Inglaterra e EUA empataram, com pouco brilho de seus principais jogadores. Apesar de ter feito o gol, num abela troca de passes do ataque inglês, Gerrard não apareceu muito. O mesmo pode-se dizer de Lampard e Rooney, apesar de bons chutes de fora da área.

Os EUA também ameaçaram pouco, apenas com cruzamentos e chutes de fora da área. Num deles, o goleiro Tom Green aceitou o primeiro frango da Copa. E olha que ele não pode nem colocar a culpa na bola. Não entendo como o titular não é o experiente David James.

O segundo tempo foi bem melhor, com direito a bola na trave em boa jogada de Altidore para os EUA e grande pressão inglesa. O gigante Peter Crouch entrou no segundo tempo e conseguiu montar esboçar algumas jogadas de perigo. Talvez deva entrar mais cedo nos próximos jogos.

A expectativa para amanhã não é das melhores, pois vai haver dois jogos entre azarões: Argélia x Eslovênia e Sérvia x Gana. talvez a estréia da Alemanha, contra a Austrália, nos ofereça um espetáculo de melhor nível.

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Decepção, mas nem tanto...

Muito bem. Havia dito aqui que voltaria a escrever porque o futebol voltaria a me tratar bem. Não foi exatamente o que aconteceu. Não pelo jogo de abertura, que foi bastante emocionante e movimentado, com muitas e boas chances de gol desperdiçadas pelas duas equipes.

Foi um belo gol da África do Sul, marcado pelo cidadão com o nome mais divertido de autor de gol e Copa do Mundo, Tshabalala. O gol do México, para mim, pareceu um pouco de sorte, pois o chute do zagueiro Rafa Marquez pareceu ter saído diferente do que ele queria. Mesmo assim, o empate acabou sendo justo pelo que o México apresentou no 1o. tempo e nos momentos depois de tomar o gol. As vuvuzelas incomodas mas fazem parte da festa.

Falando do segundo jogo, como diria Juca Kfouri, aquilo foi uma falta de educação. Salvo alguns lampejos dos aacante Forlán e Ribery, o jogo poderia nem ter acontecido que não faria a manor falta. Era impossível um time passar mais de 30 segundos com a bola. Não pelos esforços defensivos das duas equipes, mas pela ineficiência nos passes, lançamentos e cruzamentos. Um espetáculo lamentável.

E que treinador deixa Malouda e Henry no banco para colocar Govou e Toulalan pra começar o jogo? Ah, o mesmo que não convocou Nasri e Benzema... E a gente reclama do Dunga...

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Vai começar a Copa do mundo

Volto a escrever por conta do maior evento esportivo do planeta. Finalmente vai chegar a Copa do Mundo.

O maior espetáculo da terra começou de forma emocionante, humana e alegre, como é a imagem que a África do Sul quer passar para o mundo. O discruso do vencedor do Prêmio Nobel da Paz Desmond Tutu foi de arrepiar. A música tema da Copa, Wavin' Flags é muito boa. Tocante e vibrante.

Não esperava muito do jogo de abertura, porém ele vem ganhando importância por conta do envolvimento popular dos sulafricanos. Esperamos uma overdose de vuvuzelas, danças e alegria. Meu palpite é África do Sul 2 x 1 . O jogo seguinte é França x Uruguai. Meu palpite é Uruguai, mas não arrisco a divulgar o placar.

No mais, emoção, ansiedade e muito FUTEBOL. Agora, que o Futebol voltará a me tratar bem, voltarei a escrever no blog. Podem cobrar.