sexta-feira, 31 de julho de 2009

Rápidas IX - Brasileirão

Obina atropelou o Corinthians fazendo três gols, entrando para a história do clássico;

O Palmeiras finalemnte chega a primeira colocação isolada na tabela, algo que nunca aconteceu na era dos pontos corridos;

o gramado do Parque Antarctica é muito bom. A drenagem é um lixo;

O Palmeiras tem a melhor defesa do campeonato, tendo tomado apenas 14 gols em 15 jogos. O melhor ataque é o do Grêmio Barueri, com 32 gols marcados. O Palmeiras marcou 27 vezes;

Goiás e Avaí são as grandes supresas do campeonato, com 4 e 5 vitórias seguidas, respectivamente. Ainda bem que o Palmeiras jogou com o Avaí fora de casa quando ainda tava na fase ruim;

Diego Souza tá jogando muito, assim como Cleiton Xavier, Pierre, Souza, Edmílson. Parece que finalmente vai ter mais de um jogador do Palmeiras na bola de Prata da Placar;

Apesar de estar saindo da má fase, o São Paulo ainda sente muita falta do seu capitão;

Adriano esá jogando muito pelo Flamengo. Parece estar recuperando a forma, participando bastante dos jogos e marcando muitos gols;

Dos 10 primeiros colocados no campeonato, apenas três trocaram de técnico (entre eles o líder, Palmeiras) e dos 10 últimos colocados, apenas três mantiveram os técnicos do ínicio do campeonato. Coincidência?

terça-feira, 21 de julho de 2009

Pai irresponsável

Do blog do jornalista Paulo Calçade da ESPN Brasil. Conta a história impressionante de um pai que escalou o filho de 12(!) anos para um jogo profissional de futebol na Bolívia.



"Pablo Mauricio Baldivieso iniciou sua carreira profissional aos 12 anos de idade, no domingo.

O Pai, Julio César, ex-jogador de Newell’s Old Boys e do Cobreloa, hoje treinador do Aurora, o colocou em campo aos 39 minutos do segundo tempo, na derrota da equipe para o La Paz, na Bolívia, em partida da primeira divisão.

Parte da imprensa do país preferiu ressaltar o feito histórico, pois Maradona, Pelé e Messi estrearam profissionalmente mais velhos.

Quanta glória!

Médicos ligados aos clubes de futebol condenaram a atitude do pai. Para Raúl Alberto Morales, do Bolívar, o menino “corre sério risco de comprometer seu futuro se continuar a jogar contra profissionais”.

O pai garante que o filho continuará sendo escalado.

Trata-se de um criminoso.

Um garoto de 12 anos ainda não está pronto para enfrentar adultos.

Por melhor que seja, ainda passa por maturação física e psicológica.

A experiência pode virar um grande trauma.

A Fifa e a Conmebol, que deveriam zelar pelo futebol, continuam mais preocupadas com obras, como se fossem empreiteiras.

É o fim da picada.

O menino levou uma pancada e deixou o campo chorando."

MURICY RAMALHO É O NOVO TÉCNICO DO PALMEIRAS!





É isso aí. A diretoria do Palmeiras e Muricy Ramalho surpreenderam a todos com essa notícia bombástica. Muricy Ramalho já assinou contrato nessa terça-feira e assume o time na segunda-feira, após o clássico contra o corinthians em Presidente Prudente.

Na minha opinião não havia treinador nem momento melhor para isso acontecer. Muricy tem um currículo impressionante, e chega com a moral de ser tricampeão brasileiro pelo São Paulo. Impõe respeito aos adversários. É um treindaor sério, competente, que vence pelo trabalho, mesmo em épocas que tinah que lutar até contra a própria torcida. E assume o time em segundo lugar, empatado com o Atlético-MG, com 25 pontos.

Foi também possível provar que quando a conversa é entre dois homens sérios, dispostos a fazer um trabalho bom para as duas partes, é sempre possível haver acordo. Desta vez a conversa foi direta entre o presidente do Palmeiras, Luiz Gonzaga Belluzzo e o treinador Muricy Ramalho, e não mais com o empresário do téccnico.

Boa Sorte Muricy e Boa Sorte Palmeiras. Agora dá pra ter mais esperança e dizer: Faltam 26 jogos para o penta!

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Estudiantes Tetracampeão da Libertadores

O Estudiantes de La Plata levou o jogo do jeito que quis. Acelerou quando queria, esfriou quando queria. Deixou o jogo tenso, duro e às vezes até desleal e violento, porém sempre superior ao Cruzeiro. Tomou o gol num lance de sorte.

Nem de longe o Cruzeiro pareceu o time que venceu o São Paulo nas quartas e atropelou o Grêmio nas semifinais. Só Kléber foi o Kléber de sempre, lutando, correndo, se entregando.

Ramires parecia muito nervoso, como nos jogos decisivos da Copa das Confederações, algo perigoso para alguém que quer ir para uma Copa do Mundo. Wagner também não fez grande coisa. Wellington Paulista atuou como ele mesmo. Nada demais.

Verón foi o dono do jogo, com lançamentos, cruzamentos, catimba e liderança. Teve participação decisiva nos dois gols. Grande jogador, do alto dos seus 34 anos.

Título merecido, e incotestável.

Uma curiosidade: É a terceira vez seguida que o time brasileiro que eliminou o São Paulo na Libertadores chega à final e é derrotado em casa. Antes do Cruzeiro, foram vice-campeões Fluminense em 2008 e Grêmio em 2007.

domingo, 12 de julho de 2009

Keirrison no Palmeiras x Adriano no São Paulo

Um pensamento me passou pela cabeça nesses dias que antecederam o jogo do Flamengo, com Adriano, contra o são Paulo. nunca fui muito fã do futebol(?) do Imperador, mas ele teve uma passagem significativa pelo tricolor do Morumbi.



Keirrison teve uma passagem relâmpago pelo Palmeiras, porém, com importância semelhante. Vejamos:



Os dois jogaram apenas pelo primeiro semestre no time;

Saíram pouco depois da eliminação da Libertadores;

Levaram o time até a semifinal do campeonato Paulista;

Levaram o time até as quartas-de-final da Libertadores;

Foram artilheiros do time na temporada, até saírem;

houve apenas uma pequena diferença: Keirrison rendeu 6,5 milhões de reais ao Palmeiras, custando apenas o salário. Adriano só custou o salário.

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Rápidas VIII - Futebol na semana

Quase noventa mil pessoas foram ao Santiago Bernabéu para a presentação oficial de Cristiano Ronaldo no Real Madrid. Ele usará a camisa 9, e terá apenas o nome Ronaldo, ao invés de C. Ronaldo, como era no Manchester United.

O Cruzeiro voltou com bom resultado da Argentina, que poderia ser melhor se Kléber não tivesse perdido o gol, cara a cara com o goleiro, num rebote de cruzamento;

Mas também poderia ter voltado com resultado pior, se não fosse atuação de São Marcos do ótimo goleiro Fábio;

E o Fenômeno "cala os críticos" e faz três gols, dois deles belíssimos, e ainda teve participação em um gol, numa bela jogada de equipe, com toques rápidos, num contra-ataque;

O Inter perdeu de novo, agora pela Recopa, para a LDU em Quito, por 3 x 0 e perdeu a disputa do título;

Coincidentemente, Muricy Ramalho recusou proposta do Palmeiras, poucas horas depois da derrota do Internacional;

O Palmeiras segue com o técnico interino Jorginho no jogo contra o Náutico. O um dos nomes que devem ser procurados agora é o treinador do vasco, Dorival Júnior, que treinou o Coritiba ano passado e levou o Cruzeiro para a Libertadores, depois do vice no brasileirão em 2007.

terça-feira, 7 de julho de 2009

Rápidas VII - Filmes

Hoje o tema é bem diferente, mas nessa semana que passou, fiz algo que a muito não fazia: assisti a 6 filmes.

"Marcas da Violência", com Viggo Mortensen (o Aragorn do Senhor dos Anéis) é um filmaço, e a atuação de Viggo é de tirar o chapéu;

Assisti a uma versão de 20.000 léguas submarinas, clássico de Júlio Verne, feita pra Tv a um tempo. Achei muito fraca. A história é espetacular, mas o filme ficou muito lento, e com diálogos muito fracos;

Re-assisti a "Sideways-Entre umas e outras", indicado ao oscar de 2005, e "Capitão Sky e o Mundo do Amanhã". bem diferentes entre si, porém de altíssima qualidade. O primeiro pela atuação absurdamente perfeita de Paul giamatti, um dos melhores atores dos últimos anos, e que incrivelmente não foi indicado ao oscar pos esse filme. O segundo, pelo efeitos visuais espetaculares, que criam o período final dos anos 30, pouco antes da eclosão da 2a. Guerra.

Assisti também "Paranóia", com Shia LaBeouf, antes de virar astro com Transformers e o filho de Indiana Jones. Suspense bacana, muito bem feito, com pouca inovação, mas que prende pela atuação magnética de Shia.

E pra finalizar, assisti também a Transformers:A vingança dos derrotados. Apesar do título muito fraco(foi uma falha de tradução, já que o "Fallen", que tem no título original é um personagem do filme), o filme é bem superior ao original, já que tem uma história um pouco mais profunda. E tem o que realmente interessa num filme dos Transformers em overdose: explosões, perseguições de carros, e muitos, muitos robôs, além, é claro de efeitos especiais perfeitos.

domingo, 5 de julho de 2009

Rápidas VI - Palmeiras

O time jogou muito bem hoje. Todos se dedicaram muito, apesar de algumas falhas na defesa;

Qual o problema a defesa falhar um pouco quando no gol tem o melhor goleiro do Brasil?

Pra mim a dupla Obina-Ortigoza, se conseguirem regularidade de jogos, no nível que jogaram hoje, podem ser titulares do time, com bons resultados;

Aliás, a formação do jogo de hoje me pareceu muito boa, bastante consistente;

Pierre é um monstro no meio campo;

Souza, revelação da categoria de base do Palmeiras, também joga muito;

tem dois jogadores no time do avaí que estão acima do time: Marquinhos e Leo Gago;

Obina é artilheiro do Palmeiras no campeonato brasileiro: 5 gols em 5 jogos! Fez 02 gols hoje.




Palmeiras chega ao G4, em quarto lugar, empatado em pontos com o Vitória, em 3o;

P.S. Para os chatos de plantão: Não estou me iludindo com o Obina, sei da sua limitação técnica. Só estou curtindo a sua boa fase.

Rápidas V - Coritiba x São Paulo

Só vi a metade final do segundo tempo, e alguns lances do jogo;

Os dois gols foram em cima do sempre sguro André Dias. Coisa que não acontece todo dia;

Aumentou meu desgosto pelo Dagoberto, tanto pela solada que lhe rendeu o cartão amarelo quanto pelo tapa no jogador do Coritiba em uma disputa de bola no meio campo;

Correto o cartão amarelo para Marcelinho Paraíba, por falta em cima de Dagoberto no mesmo lance acima;

Durante o período que eu vi o São Paulo não jogou nada; esse tal de Eduardo Costa não joga nada, especialmente se comparado com o Jean;

Pelo ângulo que eu assisti, (como disse, só vi o lance depois) achei justa a expulsão do zagueiro André Dias;

Parabéns ao Coritiba, que depois da Copa do Brasil, está jogando muito bem e derrotou dois gande adversários: Flamengo e São Paulo;

Será que o problema do são Paulo realmente era o Muricy Ramalho?

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Rápidas IV - Corinthians campeão da Copa do Brasil 2009

Jorge Henrique jogou muito nos dois jogos na final;

Ronaldo virou um fazedor (e perdedor) de gols, mas é importante pro time;

André Santos também jogou muito. Se tivesse jogado pela na Copa das Confederações o que jogou ontem, a camisa 6 amarelinha já seria dele;

Felipe está em grande fase, um dos maiores responsáveis pelo título, especialmente pelas atuações nas finais;

O time foi excepcional na confusão no final do jogo. Com uma frieza assutadora, sem cair na provocação colorada, que tentou tirar um jogador corintiano quando D'alessandro foi expulso;

Título merecido: Eficiência e qualidade na zaga, laterais, meio-campo e ataque. Parabéns ao Corinthians.

P.S.: Espero que o presidente do Inter cumpra a palavra e não demita o Tite. Assim, o Muricy pode assumir o Palmeiras numa boa.