quinta-feira, 21 de maio de 2009

Hugh Jackman

Fazia tempo que eu admirava o trabalho desse ator, mas foi depois de assistir a transmissão do Oscar desse ano que pude ver toda a extensão de seu talento. Ele é realmente um ator que representa, canta, dança e sapateia...Só não sei bem ao certo se ele também anda de monociclo. Exceto por Wolverine, que já citei no post abaixo, ainda não vi um filme ruim com esse cara no elenco. Desde os X-Men(2000), ele só vem crescendo na carreira, fazendo grandes filmes e se firmando como um dos grandes atores de sua geração. Para citar alguns grandes films: X-men 2, Kate & Leopold, Van Helsing, emprestou sua voz a animações, como Por Água Abaixo e Happy Feet, A Senha:Swordfish, (que é uma grande brincadeira, mas é divertido) e para mim sua melhor interpretação: O Grande Truque, de 2006. Só imagino quando ele recebeu o convite para interpretar Wolverine em X-men, seus colegas de teatro devem ter dito: Não vá fazer isso, vai sujar sua carreira. Um filme de heróis não é pra grandes atores...

WOLVERINE

Com certeza a maior decepção com um filme de super-herói em muito tempo. talvez uma decepção maior do que a que eu tive com Superman o Retorno. O caça-níqueis, digo, o filme é baseado (será?) na história do personagem preferio dos X-men, (interpretado com a mesma competência de sempre, apesar da porcaria de roteiro, por Hugh Jackman) e se propunha a contar a sua origem, desde sua infância até pouco antes de se tornar um X-man. O início do filme é promissor, mostrando como ele descobriu sua mutação, seu relacionamento com Victor Creed (o Dentes-de-sabre, interpretado no piloto automático por Liev Schreiber) e a evolução de Wolverine através dos tempos. Até aí, tudo bem. O filme tava indo bem. Mas aí entrou um romance ridículo, mais pelo roteiro e a interpretação(??) dae Lynn Collins como a Raposa Prateada. O filme ignora boa parte do que é vsto nos filmes X-men, inclusive em relação a mutação de Wolverine, sua relação com William Stryker e com o próprio Dente-de-Sabre; Tem uma luta de boxe tosquíssima que até agora não entendi pra que que serviu; apesar de colocá-lo no filme, o roteiro não utiliza Gambiot como deveria, devendo, poranto, ter realmente ignorado ao invés de colocá-lo numa participação ridícula; Os outros mutantes que aparecem no filme, entre eles Deadpool ( que confesso, não lembro dele nas revistas) é ainda mais desnecessário, principalmente por ter sido usado como peça fundamental no filme. Resumindo: um filme chato, monótono, com algumas boas cenas de ação, mas com péssimas atuações e roteiro. E ainda tem mais: quem assistiu aos outros filmes dos X-Men sabe que Wolverine tem problemas de memória, porém, os roteiristas parecem ter esquecido disso e inventaram um motivo ainda mais ridículo do que todo o filme para "resolver" esse problema. É isso aí...

Convocação da Seleção

Goleiros
Júlio César
Gomes
Victor

Zagueiros
Lúcio
Juan
Luisão
Alex

Laterais
Maicon
Daniel Alves
Kléber
André Santos

Volantes
Josué
Gilberto Silva
Felipe Mello
Anderson

Meio-campistas
Ramires
Kaká
Elano
Júlio Baptista

Atacantes
Robinho
Luis Fabiano
Alexandre Pato
Nilmar

De um modo geral, gostei da convocação, mas vou listar aqui especificamente o que gostei e não gostei:

Pontos positivos: Finalmente ele lembrou do Nilmar, do Ramires e do André Santos, que estavamrealmente merecendo faz tempo. André Santos fez uma grande temporada pelo Corinthians ano passado, mas só foi realmentre testado esse ano. Ramires joga muito faz tempo, e o Nilmar conseguiu ficar muito tempo sem contusões e com isso pôde demonstrar todo o futebol (e olhe que é muito) que ele sabe.


Pontos negativos: Kléber? Lateral esquerdo tem o MArcelo do Real, e o Fábio Aurélio, pra não fazer muito esforço. Juan não merece, pelas palhaçadas que anda fazendo... Gilberto Silva? enquanto era titular do Arsenal vá lá, ainda jogava muito, mas da Copa pra cá não fez grande coisa e olha que já tem 3 anos da copa. Luisão? Juro que olho com toda boa vontade pra ele, mas até hoje não entendo o que que ele faz na seleção... Pra fazer um rápido exercício de memória, é possível listar pelo menos 08 zagueiros que poderiam estar aqui e que são melhores que ele: Miranda, Breno, André Dias, Tiago Silva, Alex Silva, Henrique, Ronaldo Angelim, Chicão... Mas enfim, não está ruim, mas poderia ser muito melhor. E ainda acho que dava pra dar chance pro Diego Souza, Diego (goleiro do Almeria), Jean do são Paulo, Souza do Grêmio, Denílson do Arsenal, Rafael do Manchester United...

domingo, 17 de maio de 2009

O Grande Ditador

Um dos maiores filmes da história do cinema. Faz tempo que eu assisti, mas, como todos, fiquei marcado pelas inesquecíveis palavras deste que foi, sem dúvida, um dos maiores cineastas do mundo: Charles Chaplin. Esse filme é uma sátira ao Ditador da Alemanha Nazista, Adolf Hitler, que, dizem, adorava assistir ao filme em seu bunker. O mais impressionante é esse filme ter sido feito durante a guerra, tendo sido lançado pouco depois da entrada dos EUA na Segunda Guerra, 1942. Coloco aqui a cena mais impressioannte do filme, que mostra em poucos minutos a genialidade de Charles Chaplin.

terça-feira, 12 de maio de 2009

É O MELHOR GOLEIRO DO BRASIL! MARCOS!!!

MARCOS! MARCOS! MARCOS! MARCOS! MARCOS! Fazia tempo que o Palmeiras não precisava tanto de seu santo, seu ídolo, seu DEUS. E ele, como sempre, estava lá!



O Sport foi bem mais ofensivo durante todo o jogo, deixando o time do Palmeiras acuado, mostrando que a defesa melhorou bastante, se comparada com a defesa do ano passado ou mesmo com a do início da temporada. O Palmeiras só chegava nos contra-ataques, com algum perigo, porém só obrigou Magrão a fazer grande defesa em um momento do jogo, no primeiro tempo. Já do lado do Palmeiras, só no primeiro tempo, Marcos fez pelo menos três grandes defesas. E o Sport criou 7 chances contra três do Palmeiras.



No segundo tempo só deu Sport! E Marcos! E Marcos de novo! Naquela que ele não atingiu a bola, depois de grande jogada de Luciano Henrique, gol do Sport. Aos 37 minutos do segundo tempo! E o Palmeiras, aliás Vanderlei Luxemburgo (Deus sabe porque), tirou Diego Souza, Keirrison, Souza (garoto das categorias de base que vem jogando muito bem) e colocou Ortigoza, Willians e Mozart. Aos 41, Wendell fez falta dura no meio do campo, para parar o contra-ataque do Sport e foi corretamente expulso. Aos 47 Marcos faz grande defesa (de novo) em boa jogada de Ciro. Escanteio. Bola alçada na área, cabeçada firme no chão, a bola passa por cima de Marcos e, felizmente, por cima do gol. Penalties. Terreno de São Marcos, mas o jogo era na Ilha do Retiro. E a torcida inflamada pelo gol no final.

Foram bater pelo Palmeiras: Mozart, Marcão, Danilo, Armero e Cleiton Xavier.
Fiquei temeroso, pois não gosto do Mozart e também não gosto de zagueiro ou de canhoto em deicsão por penalties. Mas tinha que ver... Mozart perdeu. Magrão defendeu. Agora sobrou tudo pro Marcos, eu pensei. Será que ele ainda é aquele? O São Marcos? Logo no primeiro ele mostrou que sim. Pegou! Mais nenhum palmeirense perdeu e o grande, gigante, espetacular SÃO MARCOS!!!! Pegou 3 penalties! Na Ilha! Palmeiras classificado! Agora que venha o Nacional do Uruguai!

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Começou o campeonato

O Campeonato começou com tudo! Grandes gols, defesas, jogadas, polêmicas... A maioria dos artilheiros já mostrou a que veio: Kléber (Gladiador), Keirrison e Carlinhos bala marcaram na primeira rodada, houve jogos emocionantes resolvidos no final, outros nem tanto, resolvidos nos primeiros minutos. Achei Fluminense x São Paulo decepcionante, pelo que os times devem vir a fazer no campeonato. Cruzeiro x Flamengo parece ter sido mais movimentado, apesar de só ter visto os melhores momentos. mas, claroq ue o mais importante, que vai estar presente em todas as enquetes de melhor gol do ano: O golaço de Nilmar!!! Passou por 8 jogadores (na velocidade ou driblando, mas deixou pra trás) do Corinthians, depois de receber um lançamento a lá Gérson do D'alessandro, saiu da meia direita, cortando o campo em diagonal em direção ao lado esquerdo da área alvinegra, cortou pra perna direita e fuzilou! GOLAÇO! Com certeza o gol mais bonito do Brasil no ano, e sem medo de errar, estará na lista de 10+ do campeonato brasileiro.

domingo, 10 de maio de 2009

Brasileirão Série A

Bom, vou entrar na onda e deixar minha opinião sobre o Campeonato Brasileiro. Acho um campeonato maravilhoso, e ficou ainda melhor depois que passou a ser disputado com pontos corridos. Só houve desequilíbrio em dois campeonatos e por méritos das equipes que o desequilibraram, não pela fórmula de disputa ou coisa que o valha. Em 2003, quando o Cruzeiro não tomava conhecimento de seus adversários, sob a batuta do Maestro ALEX (ah, se ele quisesse voltar pro Palmeiras) e Vanderley Luxemburgo, e em 2007, com o são Paulo da defesa intransponível, com Breno, Miranda, e o grande Rogério Ceni no gol.

O campeonato desse ano tem tudo para ser ainda melhor do que o do ano passado, que já foi espetacular, pois a 4 rodadas do final ainda havia 4 times com possibilidades reais de título. O tem essa expectativa pelos grandes astros que teremos em campo, alguns são revelações, outros que voltaram a jogar bem e outros que voltaram da Europa, em busca de reafirmação ou de "felicidade".

A partir do goleiros, teremos Marcos, Victor, Fábio, Felipe, Bruno, Viáfara, Galatto, Magrão, Fábio Costa, Bosco (Rogério Ceni, machucado, só volta em Setembro)...
Porém, a grande expectativa se dá pelo confronto de grandes atacantes que prometem movimentar o campeonato: Keirrison, Kléber Pereira, Washington (artilheiros do campeonato passado) vão ter a companhia e a disputa de Ronaldo, Nilmar, Adriano, Fred, Marcelinho Paraíba, Carlinhos Bala, as jovens revelações Ciro, do Sport e Neymar, do Santos, Rafael Moura , que desandou a fazer gols no Altlético-PR, Kléber do cruzeiro, Diego Tardelli, Máxi Lopez, etc.

Pra não fugir do lugar comum, tenho que dar minhas listas de favoritos: Internacional, Corinthians, se o Ronaldo jogar mais de 25 partidas, não acho que o Cruzeiro tenha força pra enfrentar o Brasileirão e a Libertadores ao mesmo tempo, e não é possível deixar de fora o São Paulo da lista de favoritos de nenhum campeonato, principalmente enquanto ainda estiver sob o comando de Muricy Ramalho. Acho que Palmeiras, Grêmio, Flamengo e Fluminense, se atingirem o nível máximo que seus elencos+treinadores prometem também podem ter sucesso.

O Keirrishow voltou!

Agora falando de brasileirão. O Palmeiras jogou com time misto ontem contra o Coritiba e conseguiu uma boa vitória, de virada, 2 x 1. Gols de Willians e pra variar, de Keirrison. Ele volta a marcar depois de 4 jogos em branco. Ele estava com um pocuo de azar, pois nos últimos dois jogos acertou a trave 3 vezes e acho que já estava um pouco ansioso. Vi no site da torcida do Palmeiras que eles estvam reclamando do penalty do Coritiba. Foi uma jogada estranha, mas devia ser marcado o penalty sim. E não vi nenhum penalty para o Palmeiras que o juiz não tenha marcado, porém só assisti aos melhores momentos. Agora é só esperar o jogo contra o Sport pra ver no que que dá...

P.S. Para ser coerente com meu post anterior, gostaria de deixar claro minha insatisfação ao ouvir o jogo da Libertadores na terça pela Rádio Eldorado ESPN, emissora que gosto muito, gostaria de deixar claro. Minha insatisfação se deve ao fato da emissora não disfarçar sua preferência pelo Palmeiras, tratando o Sport como adversário, quando sua posição deveria ser de imparcialidade. Não sei se o que aconteceu era de consenso na emissora ou apenas da equipe de transmissão, especialmente do narrador. Não acho legal que haja parcialidade na transmissão, especialmente em Libertadores, num conforonto entre brasileiros.

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Ainda falando da Champions

Duas coisinhas que esqueci de comentar e que continuaram a me incomodar. Primerio, como a transmissão da ESPN estava, não se essa é a melhor palavra, mas tendenciosa para o Barcelona. Nem o narrador, nem o comentarista disfarçaram em momento algum que estavam torcendo desesperadamente para o Barcelona. Outra coisa que me ocorreu: Talvez o uso, no pior sentido da palavra, de um juiz norueguês tenha sido bastante conveniente. Afinal, um juiz de renome, vindo da Alemanha, França, Portugal, Itália talvez não aceitasse fazer parte do circo armado para colocar na final dois times de países diferentes.

UEFA coloca Manchester diante de Barça na final da Champions League

Tá bem, tá bem. Eu não ia escrever nada sobre o que houve em Stamford Bridge ontem, pela semifinal da Champions, mas depois de rever os lances na ESPN, não consegui me conter. A UEFA, na pessoa de seu presidente, o grande jogador Michel Platini, há tempos já demonstra seu descontentamento com o fato de times ingleses virem sobrepujando os demais times, chegando pela terceira vez consecutiva com três representantes às semifinais. Só não chegaram com os quatro times porque o "sorteio" sempre coloca times ingleses se enfrentando nas quartas de final. A CONMEBOL, instituição tão criticada por sua organização e politicagem, pelo menos teve a decência de tentar excluir times do mesmo país da final, devido a hegemonia brasileira, através de um regulamento. Regulamento errado, mas regulamento. A UEFA fez pior.

Para conseguir a final que o mundo (exceto a Inglaterra e este blogueiro) queria, usou de uma artimanh política ridícula, absurda. Colocou um árbitro incompetente (provavelmente seguindo ordens), vindo de um país inexpressivo no futebol para apitar um jogo de imensa importância: uma semifinal de Champions League! Vamos ao jogo que exporei os motivos de tamanha ira contra o supracitado cidadão.

O Chelsea manteve a mesma tática do primeiro, impedir que o Barcelona entrasse em sua área , obrigando o time a tentar chutes de fora da área ou cruzamentos. Numa tarde sem inspiração de Daniel Alves, que só acertou um cruzamento e nenhum chute, e Messi com boa marcação, o desfalcado Barcelona, sem Puyol, Henry, e Rafa Márquez não conseguiu furar a defesa (uma das melhores, senão a mehor, do mundo) do Chelsea. Chelsea que conseguiu abrir o placar com um golaço de Essien aos 9 minutos de jogo, e com isso, conseguiu jogar como queria, fechado na defesa, saindo em contra-ataques, que seriam mortais, não fosse o nosso glorioso (como diria Mauro Cézar Pereira) Tom Henning, o árbitro. Eu já vi jogos em que o Juiz deixa de dar um pênalty claro, outro polêmico, um cartão ou outro errado. Agora, o juiz deixar de dar 04 penalties claros e ainda uma expulsão fantasma, é a primeira vez. Tava tudo liberado na área do Barça. Puxar camisa, carrinho, parar a bola com a mão... Pra tentar disfarçar a preferência da Confederação européia, ele ainda achou uma expulsão de fazer inveja ao Carlos Eugênio Simon, ao marcar falta em lance que o Abidal estava a 01 metro de distância do Anelka que tropeçou nas próprias pernas. O único lance em que a defesa falhou, pois Essien não conseguiu tirar da área a bola que chegou a Messi, que conseguiu passar para Iniesta fazer o gol da classificação, aos 47 minutos do segundo tempo.

Enfim, objetivo atingido. Os dois melhores times do mundo, grandes ataques, grandes jogadores farão a final da Champions League, que tem tudo pra ser das melhores dos últimos anos. Pena que quem decidiu essa final foi Platini, por coincidência um francês, que não queria ver uma final inglesa, principalmente com os memos times da temporada passada. Se é pra ser político, vamos fazer como a Conmebol, pelo regulamento, não com um juiz desse "nível".

terça-feira, 5 de maio de 2009

FESTA NO CHIQUEIRO!

Grande jogo. Palestra lotado! 24 mil pessoas. Torcida vibrando e apoiando o time! E vaiando, ou melhor apitando o Sport sempre. Jogo de Libertadores. Muito físico, muita raça. Pierre GIGANTE, aliás, como sempre. Cleiton Xavier jogou muito bem. Diego Souza também, Keirrison botou outra (!) bola na trave. Ô azar. Brigou muito, mas parece ansioso com a falta de sorte que vem tendo. Pena que o Marquinhos ainda não se encontrou. Parece que a camisa tá mesmo pesando. A entrada do Ortigoza foi muito boa, principalmente por ter feito o gol. Marcos fez apenas uma grande defesa, limitando-se a assistir a boa apresentação da defesa e a cortar alguns cruzamentos. Sport fez seu jogo, fechado na defesa, saindo em contra-ataques que poderiam ter sido mais perigosos se a defesa do Palmeiras não estivesse tão bem. Wendel parece ter ganho posição na lateral direita e Armero continua voando pela esquerda. Willians precisa voltar ao futebol do começo da temporada. Não gostei do Mozart no jogo. Entrou atabalhoado, deu 3 toques de mão na bola. Vanderlei mexeu bem no time. Depois da expulsão o time praticamente não saiu da área do Sport. Só precisam finalizar mais a gol. UFA! Bom resultado, principalmente por não ter tomado gols. Agora é só esperar até terça e jogar com a mesma qualidade que jogou hoje pra garantir a vaga nas quartas. Vale lembrar que o Palmeiras é o único time que conseguiu vencer o Sport na Ilha, ou fora dela, esse ano.

Passeio em Londres

Como esperado, no início do jogo o Arsenal partiu pra cima do Manchester, mas em dois contra-ataques tomou dois gols, o que definiu o jogo. No segundo tempo, em mais um contra-ataque sensacional iniciado e terminado por Cristiano Ronaldo (como esse cara tá jogando). O Arsenal ainda teve um penalty no final do jogo e diminui pra 3 x 1, mas já não dava mais pra fazer grande coisa. O Manchester passa com toda justiça e moral possível pra final pra pegar ou Chelsea, repetindo a final do ano passado, ou Barcelona, o que seria com certeza o duelo mais técnico e esperado da temporada. Mas o melhor da transmissão do jogo foi a entrevista do Anderson ao final da partida. Que idioma será que aquele rapaz fala? Ele misturou português do Brasil com português de Portugal e temperou com inglês. Não dá pra entender quase nada!

segunda-feira, 4 de maio de 2009

DVDs + Extras

O post de hoje não é sobre futebol, por incrível que pareça. É sobre filmes em DVD, especialmente seus extras. Apesar de um certo amigo meu dizer que esses extras só têm "frescuras que só eu gosto", vejo que, inclusive pelo preço, os DVDs recheados de extras são procurados por muitas pessoas, interessadas ou mesmo curiosas para saber como os filmes foram feitos, como foi a pesquisa para desenvolvimento de roteiros, figurinos, trilhas sonoras, etc. Pois bem. Diante disso, venho dar uma dica de um DVD excepcional: Batman - O cavaleiro das Trevas. Incrível como o DVD duplo disseca completamente o filme, desde seus figurinos, passando pelas composições musicais, "making of" das cenas filmadas em IMAX, nova tecnologia com câmeras de altíssima definição, escolha de locações, concepção dos efeitos especiais, etc. Simplesmente espetacular! A imagem e o som perfeitos, especialmente se você tiver acesso (o que não foi o meu caso), a um DVD com HDMI numa tela de LCD, ou para ser ainda mais perfeito (o que será uma grande covardia com os demais formatos) em Blu-Ray. Espero que aproveitem a dica.

domingo, 3 de maio de 2009

LEÂO EU GOSTO DE VOCÊ!!! LEÂO EU GOSTO DE VOCÊ!!!

Grande Leão! Depois da vitória semana passada, e de saber que foi muito tranquilo em relação às torcidas, fui com meu pai, cunhado e dois sobrinhos ao Castelão. Chegamos cedo, para evitar problemas no trânsito. O estádio ainda estava longe de ficar cheio, apenas a parte do Fortaleza tinha quantidade significativa de torcedores. Achei que era por causa da hora, ou algum outro motivo. Mas durante o jogo foi surpreendente. A torcida do Fortaleza estava em número bem superior! O jogo foi muito bom, apesar do grande número de faltas! o Ceará abiru o placar no início do primeiro tempo e o Fortaleza empatou no início do segundo! Depois do gol, o time se fechou na defesa e ficou chamando o Ceará, para tentar vencer o jogo no contra-ataque, porém deu muitos passes errados, fazendo com que os últimos minutos do jogo fossem decididos por um único jogador: Douglas. Goleiro das categorias de base do time. Jogou muito. Deve ter feito pelo menos uns 4 milagres, entre eles uma defesa de uma flata muito parecida com a do Rogério Ceni no mundial! Espetacular! Grande Douglas, Grande Fortaleza!. 10 finais de estadual seguidas! Apenas duas vezs não foi campeão!

sexta-feira, 1 de maio de 2009

CHEL$EA ?

Eu já coloquei aqui que sou torcedor do Chelsea e deixei claras as causas. E como todo torcedor de qualquer time, fico profundamente irritado quando as pessoas falam mal do meu time. A principal “ofensa” contra o Chelsea é que ele é um tome grande por causa da compra pelo bilionário russo, Roman Abramovich. Isso é verdade até certo ponto. Por exemplo, o Manchester City, o West Ham, Bolton, Birmingham, isso pra ficar só na Inglaterra, também foram comprador por bilionários e não mudaram de tamanho. Times gigantes da Europa também pertencem a magnatas, como Milan, Inter de Milão, Liverpool e o atual “bicho-papão” Manchester United.

Um grande aporte financeiro, se bem administrado e direcionado para a contratação de profissionais qualificados para as áreas em que há deficiência em uma empresa sempre serão bem-vindos. Antes da era Abramovich, o Chelsea estva trilhando o caminho para, se não virar o time grande que é hoje, pelo menos um time intermediário, que brigava para se classificar para a UEFA Champions League desde o início do século. Incusive, chegou às semifinais da champions na temporada 03/04, sendo eliminado pelo Mônaco, antes da injeção financeira. Também havia ganhado alguns títulos na última década, como copa da Inglaterra e Taça da Liga Inglesa. Um clube de 100 anos de existência não pode ser chamado de inexpressivo.

Quanto a investimento ganhar títulos, desde que usados honestamente, também não há nada de errado. Afinal, há muito tempo que jogadores de futebol, especialmente os melhores, não jogam de graça, muito pelo contrário. Será que se não houvesse grandes investimentos Cristiano Ronaldo, Rooney, Tevez, Fernando Torres, Xabi Alonso, Huntelaar, Casillas, Kaká, Ibrahimovic, Figo, Robinho e outros craques internacionais jogariam nos clubes que jogam hoje? Com os salários astronômicos que recebem? Ou eles jogam nesses times apenas por amor ao futebol? Alex Ferguson é treinador do Manchester United há 26 anos pelo seu amor pelo clube ou pelo salário mais do que digno e satisfatório que recebe lá? Não digo que todos sejam mercenários, como o Kaká provou depois de negar a proposta recebida do Manchester City, mas que na maioria dos casos o dinheiro fala mais alto, infelizmente é verdade.

Então, invejosos e corneteiros de plantão, deixem de difamar o Chelsea por causa disso. O Chelsea está se tornando um grande clube e irá selar esse crescimento esse ano com a conquista da Champions League.

P.S. Os dois maiores ídolos do chelsea hoje, John Terry e Frank Lampard, chegaram ao Chelsea antes da Era Abramovich. John Terry aliás, que é considerado por muitos o melhor zagueiro do mundo, é das catgegorias de base do Chelsea e nunca defendeu outro time. A Única camisa que vestiu além da do Chelsea foi da Seleção Inglesa.